Pedro Tadeu

Pedro Tadeu

O PCP é um partido de outro planeta?

Tal como muitos outros jornalistas, passei o fim de semana a acompanhar o XXI congresso do Partido Comunista Português. O foco editorial da maioria das notícias, das reportagens, das análises e dos comentários que li, vi, ouvi e participei distribuiu-se pela polémica sobre a realização da iniciativa comunista durante o estado de emergência, a possível substituição de Jerónimo de Sousa como secretário-geral do partido e se o PCP iria permitir que o PS continuasse a governar o país.

Pedro Tadeu

Porque é que André Ventura não gosta do Papa?

Não, não vou falar de Covid-19, nem do estado de emergência, nem do estado de calamidade, nem de recolher obrigatório, nem do aumento de infeções e mortes. Sobre a pandemia temos informação, opiniões e dúvidas aos magotes, pelo que não me parece ter algo a dizer aos ouvintes capaz de ser verdadeiramente útil para as suas vidas - embora adorasse conseguir explicar o que se deve ou não se deve fazer se quisermos cumprir o dever cívico de confinamento, que o primeiro-ministro anunciou no sábado, mas como me parece que ninguém sabe, passo adiante...

Pedro Tadeu

É sensato demitir a Diretora-Geral da Saúde?

O comentador político e ex-líder do PSD, Marques Mendes, defendeu ontem na SIC a demissão da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas. A posição é relevante porque dá sequência a uma série de ataques que têm sido feitos à liderança do combate à COVID-19, seja do Governo, seja dos serviços de saúde, com a Ordem dos Médicos a ser a mentora de um processo de tentativa de descredibilização da ministra da Saúde, Marta Temido, em primeiro lugar, e das autoridades que gerem os serviços de saúde, em segundo lugar.