Chuva de golos em Amesterdão. Sporting volta a ser derrotado pelo Ajax

Ajax venceu o Sporting por 4-2 na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas Sporting já tinha a presença nos oitavos de final garantida. Veja os golos.

O Sporting perdeu em Amesterdão com o Ajax por 4-2. Nuno Santos e Tabata marcaram para os leões, enquanto Haller, Antony, David Neres e Steven Berghuis fizeram os golos neerlandeses. Ambas as equipas seguem para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

O Ajax termina o grupo em primeiro lugar com seis vitórias e 18 pontos, seguido do Sporting com nove pontos. Com o mesmo número de pontos ficou o Dortmund, mas a equipa portuguesa tinha vantagem no confronto direto. O Besiktas termina em último só com derrotas e sem qualquer ponto.

Logo ao minuto sete do jogo, Daniel Bragança pisa Haller dentro da área do Sporting. Após recorrer ao VAR, o árbitro assinala penálti e mostra amarelo ao médio português. Na conversão, o mesmo Haller (que já tinha marcado quatro golos em Alvalade) bateu João Virgínia e inaugurou o marcador.

Aos 15 minutos, o Ajax volta a ameaçar. Boa jogada pelo lado esquerdo entre David Neres e Gravenberch e a bola chegou a Berghuis no centro. O neerlandês rematou de longe, mas saiu ligeiramente ao lado da baliza do Sporting.

O Sporting chega com perigo à área aos 21 minutos. Tiago Tomás apareceu nas costas da defesa, mas o remate saiu ao lado.

Foi apenas um sinal para o que aconteceu a seguir. Bruno Tabata cruzou da direita com o pé esquerdo e Nuno Santos desvia para o fundo da baliza. É o quinto golo do jogador português na temporada.

O Ajax volta a ameaçar o golo aos 39 minutos, mas João Virgínia opôs-se com eficácia frente a remates de Antony e Martínez.

Pouco depois novo golo dos neerlandeses. Erro de Gonçalo Inácio na saída de bola. Antony recupera, tira Inácio e Luís Neto do caminho e rematou sem hipóteses para João Virgínia.

O jogo chega ao intervalo com o Ajax na frente. Os neerlandeses tiveram mais facilidade a chegar à área do Sporting, mas a equipa de Rúben Amorim tentava criar perigo com ataques rápidos.

No reinício do jogo, o Ajax faz uma troca. Saída de Daley Blind para a entrada de Tagliafico.

Ao minuto 58, David Neres faz o terceiro para os neerlandeses. Perda de bola de Nuno Santos, Perr Schuurs isola David Neres que aumenta a vantagem do Ajax.

Logo a seguir, Rúben Amorim promove as primeiras alterações. Tiago Tomás e Nuno Santos dão o lugar a Pedro Gonçalves e Paulinho. No outro lado, Perr Schuurs e David Neres saem e entram Devyne Rensch e Davy Klassen.

Minuto 62 e novo golo do Ajax. Davy Klaassen, acabado de entrar, descobre Steven Berghuis dentro da área. O avançado tira um jogador do caminho e remata para o fundo da baliza de João Virgínia.

Quase que o Ajax fazia o quinto. Aos 68 minutos, canto do lado direito e Tagliafico, sozinho à entrada da área, remata ao poste da baliza do Sporting.

Rúben Amorim tira Ugarte e Gonçalo Esteves para meter Flávio Nazinho e Sarabia. No Ajax sai Édson Álvarez para entra Kenneth Taylor.

Golo do Sporting aos 78 minutos. Cruzamento rasteiro de Ricardo Esgaio do lado direito e à entrada da área aparece Bruno Tabata a rematar sem hipóteses para o guarda-redes do Ajax.

O minuto 81 do jogo passa a ser importante para um jovem de apenas 16 anos. Dário Essugo entra para o lugar de Daniel Bragança. Estreia do jovem leão na Liga dos Campeões. É o jogador português mais jovem de sempre a jogar na Liga dos Campeões.

O resultado, como se sabia à partida, nada muda na classificação do grupo. Ajax e Sporting qualificam-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões, enquanto o Dortmund vai disputar o play-off de acesso aos oitavos da Liga Europa. A jornada europeia do Besiktas nesta temporada terminou.

Onze do Ajax: Pasveer; Schuurs, Álvarez, Neres, Gravenberch, Antony, Mazraoui, Blind, Martínez, Haller e Berghuis

Onze do Sporting: João Virgínia; Luís Neto, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Gonçalo Esteves, Ugarte, Daniel Bragança e Ricardo Esgaio; Tabata, Tiago Tomás e Nuno Santos

Suplentes do Ajax: Gorter, Onana, Timber, Klaassen, Pereira, Tadic, Rensch, Labyad, Taylor, Jensen, Daramy e Tagliafico

Suplentes do Sporting: Adán, André Paulo, Matheus Nunes, Sarabia, Paulinho, Porro, Pedro Gonçalves, José Marsà, Nazinho e Dário Essugo

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de