Cinco golos, quatro de Ronaldo. Portugal goleia Lituânia

O capitão da Seleção foi a figura do encontro disputado em Vilnius. Veja os golos de Portugal.

A Seleção nacional deu um passo importante rumo à qualificação para o Euro2020 ao vencer, em Vilnius, a Lituânia por 1-5. Cristiano Ronaldo foi a figura do encontro ao apontar quatro golos da equipa orientada por Fernando Santos.

O resultado "esconde" as dificuldades que a equipa teve para superar a equipa adversária. O jogo foi para intervalo empatado (1-1). Na segunda parte, Ronaldo apareceu, apontando os três golos. William Carvalho marcou para lá dos 90.

Perante um adversário que não vence há 15 jogos, Fernando Santos optou por fazer três alterações face à equipa que jogou em Belgrado. No ataque, o selecionador optou por João Félix para o lugar de Gonçalo Guedes. No meio campo, saiu Danilo para entrar Rúben Neves. João Cancelo substitui, no lado direito da defesa o lesionado Nélson Semedo.

O encontro começou com um lance perigoso da Lituânia, mas sem incomodar Patrício. A equipa nacional respondeu e, após cruzamento de João Félix da esquerda, a bola foi desviada com o braço de um homem da equipa da casa.

O árbitro apontou para a marca dos onze metros. Ronaldo encarregou-se de marcar a grande penalidade e não falhou. O capitão festejou o seu 90.º golo com a camisola portuguesa.

O encontro estava de sentido único, mas aos 27 minutos a Lituânia conseguiu sair para o ataque. A equipa de leste conquistou um canto, após um corte de Fonte. Na sequência do canto, Andriuskevicius saltou mais alto que toda a gente e surpreendeu Patrício, apontando o golo do empate.

Até ao intervalo, a equipa nacional não conseguiu concretizar as várias oportunidades que dispôs. Por outro lado, a Lituânia conseguiu incomodar a defensiva portuguesa, criando lances de algum perigo para Patrício.

A segunda parte começou com duas oportunidades claras para a Seleção colocar-se em vantagem. Primeiro, João Félix viu a bola à sua frente mas o remate do jogador do Atlético de Madrid saiu ao lado da baliza que estava escancarada.

Mais tarde, em contra-ataque, Ronaldo conduziu a bola pelo meio-campo e entregou-a a Bernardo. O 10 de Portugal rematou "frouxo" para defesa fácil do guardião Setkus.

Aos 62 minutos, Ronaldo rematou à entrada da área e o guarda-redes da Lituânia ficou mal na fotografia, uma vez que deixou "escapar" a bola para o fundo da baliza. O "frango" permitiu a Portugal respirar de alívio e festejar o segundo golo em Vilnius.

Três minutos depois, Bernardo Silva cruzou para a área e, mais uma vez, CR7 estava no sítio certo para finalizar, fixando o resultado em 1-3.

Ronaldo era o mais inconformado e voltou a faturar. Aos 76 minutos, Bernardo Silva assitiu novamente o capitão para este finalizar com classe, não dando hipóteses a Setkus.

Nos descontos, William Carvalho ainda marcou o quinto para a Seleção, que deu um passo importante para a qualificação para o próximo campeonato europeu.

Onze de Portugal: Patrício; Cancelo, Fonte, Ruben Dias, Raphael Guerreiro; Neves, William e Bruno Fernandes: Bernardo, Cristiano Ronaldo e João Felix.

Onze da Lituânia: Setkus; Mikoliunas, Palionis, Girdvainis e Andriuskevicius; Simkus; Slivka, Vorobjovas, Kuklys e Verbickas; Laukzemis.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de