


Sociais-democratas da Suécia abrem debate sobre adesão à NATO
Uma reviravolta do maior partido sueco seria histórica e abriria o caminho para a adesão à NATO, uma vez que a vizinha Finlândia se prepara para tomar uma decisão até ao verão.

"A maior ameaça à democracia é a dos regimes autoritários"
Sociólogo e professor universitário, tornou-se conhecido do país através da política - foi ministro da Educação, da Cultura, da Defesa e dos Negócios Estrangeiros. Esteve nos governos de Guterres, Sócrates e de António Costa. Nos intervalos da governação, enquanto dirigente do PS, foi muitas vezes convocado para o trabalho político de "malhar na direita". Tem 65 anos e parece ter desistido do sonho de acabar a carreira pública na academia. É, agora, o Presidente da Assembleia da República.

Estados Unidos aprovam venda de oito caças F-16 para a Bulgária
A venda de caças e armas para a Bulgária será feita por um valor superior a 1,5 mil milhões de euros.

NATO suspeita que Rússia está apenas a reposicionar forças na Ucrânia
Stoltenberg afirmou que as forças russas estão "a tentar reagrupar-se, reabastecer-se e reforçar a sua ofensiva na região do Donbass" e, ao mesmo tempo, a conduzir "bombardeamentos contínuos de cidades".

Espanha reforça compromisso com Kiev e anuncia novo envio de armamento
Pedro Sánchez defendeu que a Aliança Atlântica deve continuar a enviar armamento para a Ucrânia e avançou que Espanha vai fazê-lo "nos próximos dias".

Stoltenberg diz que NATO está a ajudar a Ucrânia "como pode"
O secretário-geral da NATO diz que a Aliança "tem a responsabilidade de evitar que este conflito se torne uma guerra total na Europa".

"Putin cometeu um enorme erro", defende Stoltenberg
NATO vai enviar equipamento de proteção contra armas químicas para as tropas da Ucrânia.

Bruxelas acolhe cimeiras da NATO, G7 e UE um mês após início da guerra
Joe Biden participará nas três cimeiras, tornando-se o primeiro chefe de Estado norte-americano a marcar presença fisicamente num Conselho Europeu. Portugal estará representado na cimeira da NATO e no Conselho Europeu pelo primeiro-ministro, António Costa.

NATO estima entre sete mil a 15 mil soldados russos mortos
Há quase duas semanas, Zelensky disse que cerca de 1.300 militares ucranianos tinham sido mortos.

Biden visita Polónia durante viagem à Europa
O Presidente norte-americano voa primeiro para a Bélgica e só depois vai à Polónia.

Zelensky descarta reconhecer independência do Donbass
Líder ucraniano abordou também, de novo, a questão da entrada da NATO para defende que não foi o país que recusou juntar-se, mas sim a NATO que bloqueou a entrada.

Quatro mortos em queda de avião durante exercício da NATO na Noruega
O avião do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA tinha sido dado como desaparecido ao fim da tarde de sexta-feira, numa zona afetada por más condições climatéricas.

"Esperemos que não, mas poderemos ter que ir combater"
Francisco Proença Garcia, professor da Universidade Católica e do Instituto de Estudo Militares, reconhece que a guerra na Ucrânia já mudou muita coisa. Entra elas, mostrou que a guerra existe e está próxima.

Ministros da Defesa da NATO voltam a reunir-se esta quarta-feira em Bruxelas
Portugal irá estar representado pelo ministro João Gomes Cravinho. O objetivo desta reunião é discutir sobre a situação do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Marcelo transmite solidariedade à Roménia no apoio aos refugiados e em defesa militar
Portugal terá na Roménia uma presença militar, nas próximas semanas, ao abrigo da NATO. Serão enviados 174 militares portugueses para território romeno.

Putin ordena reforço militar na fronteira em resposta a ações da NATO
O pedido foi feito durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, parte da qual foi transmitida pela televisão russa.

NATO não quer "uma guerra aberta com a Rússia"
É a justificação apresentada pela Aliança Atlântica pela recusa em impor uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia para proteger a população dos bombardeamentos russos.

Guerra na Europa. União Europeia pretende "gastar mais e melhor" em defesa
Aumento da despesa militar é encarado pela UE como uma questão de "urgência".
