E que tal um desvio até ao Convento de Corpus Christi?

Se está de visita à Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia, aproveite para espreitar também um dos maiores monumentos históricos da cidade: o Convento de Corpus Christi.

O Mosteiro de São Domingos das Donas de Vila Nova de Gaia, também conhecido como Convento de Corpus Christi e Instituto do Bom Pastor, fica junto ao Cais de Gaia. O mosteiro foi fundado por uma fidalga gaiense, em 1345, porém, um conflito com o bispo do Porto adiou a abertura até 1354.

"Foi construído, inicialmente, no século XIV, junto ao rio, mas, como havia muitas cheias, as freiras de São Domingos levantaram a capela e, no século XVII, o mosteiro sofreu várias alterações, sendo então localizado onde hoje o conhecemos", conta Paula Carvalhal, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

A vereadora frisa a riqueza e o valor artístico do convento de Corpus Christi, destacando "a capela octogonal, rematada por uma cúpula com quatro altares laterais, com imagens de rara beleza; um coro alto, que, na primeira fase do Barroco é constituído por um cadeiral, onde em cada assento existe uma figura diferente, distribuído em dois andares e em forma de "u", muito peculiar e com um teto formado por 48 caixotões decorados com pinturas a óleo".

No final do século passado - na década de 1990 - foram retiradas do convento as últimas religiosas. Este ano, o mosteiro comemora uma década de portas abertas ao público.

Recomendadas

Patrocinado

Apoio de