2020 traz uma das melhores chuva de meteoros do ano. É já esta noite

O fenómeno dura apenas umas horas e pode ser visto entre o fim desta sexta-feira e as primeiras horas de sábado.

O início do ano de 2020 traz a primeira chuva de meteoros da década. O fenómeno natural é conhecido como Quadrantids e vai começar na noite desta sexta-feira, terminando nas primeiras horas de sábado.

Dhara Patel, astrónomo do Royal Observatory Greenwich, revelou à Press Association que esta chuva tem até "120 meteoros por hora" e é considerada uma das melhores do ano. "O pico dura apenas algumas horas em comparação com muitas outras chuvas de meteoros que podem durar alguns dias", acrescentou.

Os especialistas explicam que a visualização dos meteoros dependem do estado do céu e a NASA aconselha aos mais curiosos que, logo após a meia-noite, se deitem de costas, com os pés apontados para nordeste e olhem para o céu. Os olhos vão adaptar-se rápido e será possível ver o fenómeno nas melhores condições.

Será mais fácil ver o fenómeno em áreas abertas, escuras e fora das cidades. O que será visível são os pequenos detritos que resultam da fragmentação do asteroide, sendo que os Quadrantids têm origem num extinto batizado como 2003 EH1.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de