Armstrong foi só o primeiro. Os 12 que pisaram a Lua

Se a Terra é a nossa casa, a Lua podia ser a nossa casa de férias. Entre 19 de julho de 1969 e 11 de dezembro de 1972, doze astronautas fizeram a viagem das suas vidas.

Há 50 anos, completados este sábado, Neil Armstrong tornou-se o primeiro Homem a pisar um mundo novo. Com uma gravidade equivalente a um sexto da sentida na Terra, deixou a sua marca na poeira branca, até aqui intocada. Foi "um pequeno passo para o Homem, mas um salto gigante para a humanidade".

Seguiu-se-lhe Buzz Aldrin - para o copiloto da Missão Apollo 11, a Lua era uma "desolação maravilhosa". Os dois astronautas norte-americanos tiraram fotografias e filmaram o momento, recolheram amostras e instalaram instrumentos científicos no solo lunar. Em tensão perpétua, sem vento para ondular, ficou também a bandeira dos Estados Unidos.

Como comandante da missão Apollo 12, Charles P. 'Pete' Conrad foi o terceiro homem a caminhar sobre a Lua. Alunou no dia 19 de novembro de 1969 na cratera onde anos antes pousara a sonda espacial não tripulada Surveyor 3. O objetivo da missão era recolher os equipamentos deixados na superfície da Lua e trazê-los de volta à Terra.

Com apenas 1.69 metros de altura, o seu primeiro passo na Lua foi um salto. Antes, tentara convencer uma amiga que a frase proferida por Neil Armstrong não fora, como ela acreditava, escrita pela NASA. Não há guiões para astronautas, e o que 'Pete' Conrad disse na Lua era a prova: "Iuuupiii! Este pode ter sido um pequeno passo para Neil, mas para mim é enorme."

Alan Bean e Charles P. 'Pete' Conrad passaram 31 horas na Lua. Exploraram o Oceano das Tempestades e levaram a cabo experiências com um pequeno gerador nuclear.

Numa entrevista em 2008, a propósito dos 50 anos da NASA, Alan Bean disse que saltitar na lua, três vezes mais leve do que o que a balança lhe apontava na terra, foi uma das coisas mais divertidas que já fez. "Um dia pode ser um grande lugar para umas férias", disse.

Depois de reformado, Bean dedicou-se a pintar quadros com astronautas e paisagens espaciais. Contava o próprio que para criar texturas na tela usava ferramentas que levou para a missão Apollo 12 e nas tintas acrílicas misturou pó lunar.

Alan Shepard foi o quinto a caminhar na Lua, mas o primeiro a lá jogar golfe. Com um taco número seis acertou em duas bolas e jura que uma delas viajou quilómetros pelo ar.

Sem medos, depois da trágica missão Apollo 13, o comandante da missão Apollo 14 e Edgar Mitchell passaram nove horas com os pés assentes na superfície lunar, um recorde à época.

Ao volante do primeiro veículo explorador da Lua, o Lunar Roving Vehicle, David Randolph Scott foi mais longe que os seus antecessores e em julho de 1971 explorou a região de Hadley-Apennine, a 10 quilómetros por hora, na missão Apollo 15.

No lugar do pendura ia James Irwin, o astronauta que anos mais tarde deixou a NASA para se dedicar à religião. Dizia que "Jesus ter caminhado na Terra era mais importante do que o Homem ter caminhado na Lua", fundou a High Flight Foundation e chegou a comandar várias expedições ao Monte Ararat na Turquia, na esperança de encontrar provas de que Arca de Noé existiu.

John Young e Charles Duke, este último responsável pelas comunicações com a Apollo 11 que se tornou o astronauta mais jovem a andar na superfície lunar, com 36 anos, chegaram à lua com a missão Apollo 16, em abril de 1972. Juntos percorreram 26 quilómetros na superfície lunar.

Em 1972, dois astronautas alunaram pela última vez: Harrison H. Schmitt, que depois do regresso à Terra deixou a NASA e concorreu ao senado norte-americano (foi eleito pelo estado do Novo México e exerceu um mandato de seis anos) e Eugene Cernan, comandante da missão Apollo 17, até agora, o último ser humano a pisar a Lua.

Mas está prometido: dentro de cinco anos, os Estados Unidos tencionam enviar um grupo de astronautas, incluindo pela primeira vez, uma mulher. A missão até já tem nome: Ártemis, deusa da Lua na mitologia greco-romana, irmã gémea de Apollo.

Engageya Widget 1

Engageya Widget 2

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de