Terrorista bom, terrorista mau

Há duas formas de olhar para o facto de altas figuras do Estado se terem deixado fotografar ao lado de um imigrante iraquiano agora detido por suspeitas de envolvimento em terrorismo, mas já então sinalizado e sob vigilância dos serviços secretos. E ainda sobram perguntas.

A benevolente. Os números e o sentimento de segurança colocam Portugal no ranking dos mais seguros do mundo, mesmo na pequena criminalidade. É esse fator que permite, por exemplo, a Marcelo Rebelo de Sousa exercer a sua Presidência com tanta proximidade, num estilo próprio e marcante que o leva, inúmeras vezes, a furar o protocolo só para tirar uma selfie, a conduzir o seu próprio carro quando bem entende, a parar no meio da rua para cumprimentar alguém que lhe acena, ou só para ouvir.

O mesmo à-vontade demonstra o primeiro-ministro, os ministros ou os líderes todos da oposição. Portugal é, definitivamente, um país sem guarda-costas. E ainda bem.

A incrédula. Menos bem é a aparente indiferença em que se movem os múltiplos serviços de segurança a atuar no país. E não são poucos. A informação terá sido partilhada na Unidade ContraTerrorista, onde tem assento serviços de informação e militar (SIS e SIED), SEF, PSP, GNR, PJ, Autoridade Marítima e Secretário de Segurança Interna. Não se acendeu uma luz para, pelo menos, serem tomadas algumas precauções?

As perguntas. O projeto da Pão a Pão, a associação que que está na origem do restaurante Mezze, onde todos se fizeram fotografar, é um exemplo de como a sociedade civil consegue fazer mais do que as apregoadas políticas de integração. No meio deste clamor, neste momento, são eles quem precisam de ajuda para não serem ainda mais ostracizados e olhados todos como potenciais terroristas. Mas tinham todas as altas figuras que ir ao mesmo sítio, embora em tempos diferentes, mesmo que com a sempre abusada agenda mediática? Não temos mais exemplos de refugiados que fazem também eles um caminho de integração exemplar?

Às vezes, parecemos de brincar.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de