Terra Nova: uma vida de marinheiros deu cabo deles

O realizador Artur Ribeiro inspirou-se na peça "O Lugre" de Bernardo Santareno. A luta contra o mar e as lutas de poder entre os homens na pesca do bacalhau.

Seis meses no mar, o frio, as condições duras, os ânimos aquecem a bordo. Homem do leme do filme Terra Nova, Artur Ribeiro, realizador de Belmonte (2013) e Casos da Vida (2008), mas também da série televisiva Teorias da Conspiração (2018), surge agora com um projeto ambicioso, que explica a bordo do local de filmagens, o lugre Santa Maria Manuela, sobre o relacionamento entre homens fechados num espaço e sujeitos a medonha intempérie, tratando de saber, "quando o melhor e o pior das pessoas vem ao de cima, como é que funcionam num conjunto em sobrevivência".

A questão da liderança (o terrível Capitão Silva é Virgílio Castelo) vem ao de cima: "Lidera um navio num mar aberto, com um horizonte infinito". Mas, como reconhece o realizador, "num filme claustrofóbico, em que as tensões aumentam, as pessoas viram-se umas contra as outras."

As coisas a correrem mal e gente fechada num sítio pode ser uma combinação explosiva num navio ou noutro lado qualquer: "Mostrei o filme a um amigo meu que trabalha no setor financeiro, na banca e ele disse "isto parece um dia no escritório." As relações de trabalho debaixo de forte tensão mais a força da natureza, seis meses no mar, um frio de gelar.

Quando o capitão do lugre bacalhoeiro Terra Nova decide arriscar numa rota nunca antes navegada, até à Gronelândia, a última grande epopeia marítima portuguesa, o medo sobe a bordo e instala-se da proa ao convés... Uma luta contra o mar e uma luta entre os homens.

No elenco, entre outros, Virgílio Castelo, João Reis, Miguel Borges e Vitor Norte, a quem se pergunta como foram as semanas passadas no mar: "Foram extraordinárias, aliás hoje é que vi bem o que aquilo representa, porque quando nos encontrámos (para a apresentação do filme à imprensa), ficámos todos contentíssimos e aos abraços."

O ator aprendeu a admirar ainda mais a vida de quem anda no mar e também por razões históricas: "Isto representa muito, a saga do bacalhau, em termos náuticos portugueses, depois dos descobrimentos. Foram estes homens, nestes barcos, nestas condições extremas, que realmente alimentavam parte da população portuguesa."

Filmado no navio Santa Maria Manuel, com estreia prevista para a primavera do ano passado, por causa da pandemia, Terra Nova, que partiu de um convite de Nicolau Breyner em 2015, só agora atraca nas salas de cinema.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de