Ministério desmente ANTRAM. Não há "constrangimentos" no abastecimento na saúde

Ao contrário do que a ANTRAM avança, o Ministério da Saúde garante que "todas as unidades a funcionar normalmente".

O Ministério da Saúde reage às declarações da ANTRAM sobre a possibilidade de os abastecimentos a hospitais das zonas de Lisboa, Leiria e Coimbra ficarem em risco nas próximas 24 horas, dizendo que a situação está controlada.

"O abastecimento aos hospitais e centros de saúde está garantido através do acesso à REPA. Está ainda garantido o acesso de todas as entidades, definidas como prioritárias, que prestem serviços de emergência médica e de transporte de medicamentos e dispositivos médicos, nos termos previstos na RCM n. 134/A/2019 de 9 de Agosto", esclarece em resposta à TSF o Ministério da Saúde.

De acordo com a nota, "o MS não tem conhecimento, até ao momento, de constrangimentos no fornecimentos de quaisquer bens essenciais aos hospitais/centros de saúde, estando todas as unidades a funcionar normalmente".

Também o Presidente da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo garante que "não chegou à ARS informação nenhuma de nenhum hospital, nem de nenhum centro de saúde que estivesse com problemas de abastecimento", diz Luís Pisco à TSF.

Luís Pisco acrescenta que tal cenário "seria estranho, uma vez que os hospitais e os centros de saúde fazem parte da rede prioritária de abastecimento".

"Não temos informação, neste momento, de qualquer problema na região de Lisboa", remata.

ARS Centro nega constrangimentos nos hospitais

Questionada pela TSF, a Administração Regional de Saúde do Centro garante que até ao momento "não se verificam, nem se preveem constrangimentos no fornecimento de gases medicinais aos hospitais, nomeadamente ao Centro Hospitalar de Leiria e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra".

Relativamente aos combustíveis, a ARS relembra que o abastecimento aos hospitais e centros de saúde está garantido através da Rede Emergência de Postos de Abastecimento.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados