Isolamento social faz disparar o consumo de internet. Operadoras reforçam serviço

Empresas de telecomunicações reconhecem a sua importância neste momento de isolamento social, em que o consumo de internet aumentou, e reforçam serviços, para que nada falhe.

Escolas encerradas em todo o país e milhões de portugueses a trabalhar remotamente, a partir de casa, é sinónimo de mais pessoas a consumir internet e a fazer um maior número de chamadas. Perante este cenário, estimulado pelo isolamento social em plena pandemia, as empresas de telecomunicações têm um grande desafio pela frente: garantir que nada falha.

Na Vodafone Portugal há a garantia de que toda a empresa está empenhada a avaliar necessidades. Esta segunda-feira, primeiro dia oficial de escolas fechadas e com mais pessoas a trabalhar a partir de casa, registou-se um aumento no tráfego das redes, mas os responsáveis afirmam que ainda é muito prematuro fazer estimativas.

"O nosso grande foco neste momento é a manutenção e estabilidade do serviço, sabendo o quanto isso é crítico para o país e para as pessoas. O dia de hoje será um ponto de partida para perceber o padrão de consumo de comunicações dos portugueses daqui para a frente", explica à TSF a Vodafone.

Do lado da NOS, a empresa está a ajustar a capacidade da rede em função das necessidades, dando resposta prioritária a serviços como o Sistema Nacional de Saúde.

"A utilização de serviços de forma remota pelos portugueses colocará naturalmente pressão sobre a capacidade de rede, pelo que agradecemos uma utilização responsável dos serviços de telecomunicações, bem como compreensão em caso de sobrecarga das redes. A nossa prioridade será sempre manter os nossos clientes conectados", afirma a empresa.

A Altice Portugal, dona da MEO, também já registou um aumento muito significativo de tráfego na rede fixa de internet e, em especial, na utilização de OTT, que é todo o conteúdo transmitido pela internet, como a Netflix, por exemplo.

"Já o tráfego de dados móveis não regista um crescimento tão assinalável. De momento não existe registo de qualquer situação crítica que esteja a colocar em causa o fornecimento pleno de comunicações", acrescenta a Altice Portugal.

Com o objetivo de ajudar os portugueses a lidar com o isolamento social, as três empresas de telecomunicações uniram-se também para oferecer, a partir de terça-feira, dia 17 de março, 10 GB de dados adicionais a todos os clientes móveis, além da suspensão das mensalidades dos canais Sport TV, Benfica TV e Eleven Sports, que já estão em sinal aberto desde dia 13 de março.

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