- Comentar
Portugal vai receber a primeira tranche de apoio económico da União Europeia já na próxima terça-feira. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em entrevista à RTP, explica que são três mil milhões de euros para apoiar o emprego.
O apoio faz parte do programa SURE, que tem como objetivo proteger os postos de trabalho, sob a forma de empréstimos aos Governos. Portugal vai receber, no total, cerca de 5,9 mil milhões de euros.
"Tenho boas notícias para Portugal. A partir de amanhã, Portugal irá receber a primeira tranche do programa SURE, que disponibilizará três mil milhões de euros", afirmou Von der Leyen à estação pública.

Leia também:
Vacina com 94% de eficácia. Moderna pede uso de emergência na Europa e EUA
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A presidente da Comissão Europeia explica que o programa de auxílio temporário apoia as empresas e os seus trabalhadores. "Diz às empresas para não colocarem os trabalhadores em lay-off, mesmo que não haja muito trabalho a fazer. Mantenham-nos nas empresas", apela.
"Nós iremos subsidiar os salários através do programa SURE, para que as empresas se mantenham saudáveis e a trabalhar. Quando a crise terminar e o mercado melhorar, as empresas vão poder aceitar encomendas porque têm trabalhadores habilitados."
O programa de apoio foi lançado em abril e pretende atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência, como é o caso da crise provocada pela pandemia. Serão disponibilizados cem mil milhões de euros aos Estados-membros.
Os empréstimos são concedidos, de acordo com a União Europeia, em condições vantajosas aos 27 países.

Leia também:
Taxa de desemprego desce em setembro para 7,9%

Leia também:
Costa convoca partidos e parceiros sociais para reunião no Infarmed na quinta-feira