- Comentar
Uma guerra de concorrência está a prejudicar famílias carenciadas, adianta o Jornal de Notícias (JN) esta segunda-feira. Há famílias que têm cada vez menos comida no prato apesar de receberem apoio do programa operacional de apoio às pessoas mais carenciadas, criado para combater a pobreza e exclusão social, e o Ministério da Segurança Social, que faz a gestão do programa, admite falhas na entrega de alguns produtos. No entanto, garante que o problema deverá começar a ser resolvido já este mês.

Leia também:
Guerra de concorrência deixa famílias carenciadas sem comida. Segurança Social admite falhas
Esta segunda-feira celebra-se o Dia dos Namorados. Um estudo divulgado sobre violência no namoro em contexto universitário refere que mais de metade dos alunos disse já ter sido sujeito a pelo menos um ato violento, quase em igual proporção de homens e mulheres.

Leia também:
Mais de metade dos universitários já sofreu violência no namoro
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O Dia Nacional do Doente Coronário também se celebra este dia 14 de fevereiro. Eduardo Infante de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) confirmou na TSF que em 2020 e 2021, o número de pessoas com sintomas de enfarte "aumentou". Além desse dado, também considerou "preocupante" o decréscimo de cerca de 20% nas angioplastias na fase estável, porque "existiu um conjunto de doentes a quem a doença coronária não foi diagnosticada".

Leia também:
Enfarte do miocárdio. Queda de 20% no número de angioplastias programadas é "preocupante"
José Manuel Pureza, professor da Universidade de Coimbra e deputado na bancada do Bloco de Esquerda (BE) desde outubro de 2009, abandona o Parlamento na sequência dos maus resultados do partido nas últimas eleições legislativas. O ex-deputado foi entrevistado, esta segunda-feira, na Manhã TSF por Fernando Alves e garantiu não deixar cair a luta pela eutanásia. "Será sempre uma bandeira à qual me associarei independentemente da minha colocação institucional. Esta não é uma batalha do Parlamento, é uma batalha de todos." Ao longo da semana, a TSF ouve diariamente deputados que se despedem da Assembleia da República.

Leia também:
"É uma batalha de todos." José Manuel Pureza promete não deixar cair "bandeira" do direito à eutanásia
São cerca de 13 mil as pessoas que, por dia, vão continuar sem poder fazer testes clínicos na rede de laboratórios Germano de Sousa. Depois do ataque informático da semana passada estes laboratórios deveriam reabrir esta segunda-feira, mas para garantir que não há falhas, Germano de Sousa explicou na TSF que os laboratórios devem reabrir na terça-feira no Norte e só depois no Centro e Sul.

Leia também:
Mais de 13 mil pessoas sem testes e análises nos laboratórios Germano de Sousa

Leia também:
Laboratórios Germano de Sousa mantêm-se encerrados
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) propôs que a Fábrica do Inglês e Museu da Cortiça seja classificado como monumento de interesse público. O imóvel está nas mãos da Caixa Geral de Depósitos e poderá ser vendido em breve, mas, neste momento, está ao abandono. Ouça a Reportagem TSF.

Leia também:
Fábrica do Inglês e Museu da Cortiça. É desta que vai ser monumento de interesse público?
O comerciante português Joaquim Vieira pediu no domingo ajuda às autoridades portuguesas e venezuelanas para recuperar da demolição do comércio Frutaria Biruma, em Altamira (leste de Caracas), que um tribunal local não conseguiu travar. "Não queremos culpar ninguém, mas agradecemos que, já que nos demoliram, nos ajudem a reerguer-nos", pediu o português de 71 anos. O responsável da Associação Civil de Venezuelanos em Lisboa concluiu e lamentou e disse que "na Venezuela não há lei".

Leia também:
Comerciante português pede ajuda após demolição de loja que tribunal não travou na Venezuela
Numa população de 1765 pessoas, dez chegaram ao centenário. A remota localidade montanhosa na ilha da Sardenha, Perdasdefogu já foi estudada por vários cientistas e avançaram com explicações como o ar limpo, o estilo de vida ativo e a dieta rica em legumes frescos para a longevidade da população.

Leia também:
A décima pessoa a chegar aos cem anos. Cidade remota na Sardenha atinge recorde