Fogo em Aljezur obriga a retirar pelo menos 30 pessoas de habitações. Há duas estradas cortadas

O incêndio está a ser combatido por mais de 300 operacionais e dez meios aéreos.

O incêndio florestal que deflagrou em Aljezur está "com três frentes ativas", a progredir com "grande intensidade" e já levou à retirada de várias dezenas de pessoas para uma aldeia segura, disse fonte da Proteção Civil.

O fogo já obrigou também ao corte do trânsito nas Estradas Nacionais 268, entre Bordeira (Aljezur) e Vila do Bispo, e na 125, na zona de Burgau, no concelho de Vila do Bispo, ao qual o fogo já alastrou, disse à agência Lusa a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

A fonte do CDOS revelou também que "já foram retiradas da zona 30 a 40 pessoas, que foram deslocadas para a aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, e que o "combate ao incêndio está a ser dificultado pelo intenso vento", que tem estado na origem "de projeções a grande distância" que dificultam o combate no terreno, composto por mato denso.

"Estão neste momento a combater o incêndio 234 operacionais, com 68 veículos e 11 meios aéreos, nove de combate e dois de coordenação, e duas máquinas de rasto", contabilizou a fonte do CDOS, referindo que os meios aéreos "vão manter-se no teatro de operações até ao pôr-do-sol".

A mesma fonte disse ainda que "já foram acionados meios de outros distritos", sem precisar quais.

De acordo com Abel Gomes, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Algarve, que falou aos jornalistas à margem da conferência de imprensa para o balanço da situação da Covid-19 no Algarve, não há, até agora, "informação de qualquer dano ou qualquer ferido no teatro de operações".

O combate ao incêndio está a ser dificultado pela "força do vento", que sopra com "rajadas que rondam os 40 a 50 quilómetros", referiu o segundo comandante da Proteção Civil no Algarve.

No local, o incêndio está a ser combatido por mais de 300 operacionais e dez meios aéreos.

O incêndio deflagrou às 12h55 numa área florestal na Bordeira, no concelho de Aljezur, distrito de Faro.

Notícia atualizada às 19h56

Recomendadas

Patrocinado

Apoio de