Uma em cada três pessoas contraiu o novo coronavírus sem o saber

Estudo realizado em Almeirim revela que um terço dos doentes não teve qualquer sintoma.

Uma em cada três pessoas que esteve exposta ao novo coronavírus e produziu anticorpos não teve qualquer sintoma da doença.

É o que revela o estudo serológico sobre a prevalência da Covid-19 conduzido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência em Almeirim, entre os dias 23 de maio e 4 de julho, com uma amostra de população do concelho e profissionais de saúde.

André Peralta, investigador da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Lisboa que esteve envolvido neste estudo, revela que cerca de 4% da população de Almeirim esteve em contacto com o vírus.

"Provavelmente há muita transmissão que não está a ser detetada", diz à TSF André Peralta, já que uma em cada três pessoas que teve Covid-19 nunca procurou ajuda de profissionais de saúde.

Ao contrário de outros países, os profissionais de saúde portugueses não são os que estão mais expostos à doença. "Provavelmente estão a proteger-se melhor", com equipamento adequado.

O investigador destaca ainda que este tipo de estudos ajudam a preparar o inverno, e uma eventual segunda vaga, por ser possível perceber a real dimensão da pandemia.

A próxima fase vai ser a realização de um estudo-piloto num concelho urbano de maior dimensão.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de