"Temos 18 mil ofertas de emprego." Voo com 131 refugiados ucranianos chegou a Lisboa

Ao contrário dos 91 refugiados inicialmente previstos, chegaram 131 pessoas.

Um voo proveniente de Varsóvia, na Polónia, aterrou na madrugada desta sexta-feira ao aeroporto de Lisboa com 131 refugiados ucranianos, mais do que os 91 inicialmente anunciados.

Em declarações à SIC Notícias, a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, mostra alegria pelo sucesso da operação.

"Recebemos 131 pessoas. Estamos muito contentes. A maior parte são crianças e as mães. Uma parte significativa irá para casa de familiares ou amigos. Outras irão ser recebidas pela Câmara Municipal de Portimão e outras vão, através da plataforma We Help Ukraine, para Lisboa e Pinhel", explica.

A secretária de Estado para a Integração e Migrações garante que já existem milhares de ofertas de emprego para os refugiados ucranianos que chegarem a Portugal.

"Nós temos já cerca de 18 mil ofertas de emprego, sinalizadas pelo Instituto de Emprego, em diferentes áreas. Através do estatuto de proteção temporária que pedem ao SEF, podem ter um número fiscal, de segurança social, de emprego e podem logo ter uma inscrição no centro de emprego, onde se poderão dirigir para terem emprego", garante a secretária de Estado.

Cláudia Pereira assegura que as escolas já estão preparadas para receber as crianças ucranianas que se refugiem em Portugal.

"O Ministério da Educação fez também alterações para serem integradas de acordo com a idade e haver uma imersão progressiva nas aulas de português para depois ser mais fácil acederem a esses conteúdos", esclarece.

Quanto aos adultos que quiserem aceder a aulas de português devem "sinalizar junto dos centros de emprego, do IEFP, ou do email sosucrania@acm.gov.pt".

ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de