A Rede Social

As conversas de olhos nos olhos alargam e enriquecem a nossa rede social. A Rede Social, a entrevista de Fernando Alves.
Às terças-feiras, depois das 19h00.

Com Alexandre Maniés na Boa Nova

"Sentamo-nos talvez aqui nesta pedra, Alexandre", sugere o editor de A Rede Social. Numa manhã de intenso nevoeiro, em meados de Junho, Fernando Alves conversa com Alexandre Maniés, o especialista em conservação e restauro de bens patrimoniais. Este é o homem a quem devemos a revelação do "rosto verdadeiro" do Senhor de Matosinhos. A conversa decorre junto à capela da Boa Nova, em Leça, a dois passos da praia celebrada nos versos de António Nobre.

Alexandre Maniés restaurou em tempos um retábulo do século XVIII existente nesta capela. A capela foi sempre local de passagem de caminheiros com destino a Santiago de Compostela. "Nesses dias em que procedíamos aos trabalhos de restauro, muitas pessoas paravam aqui e faziam perguntas sobre a nossa intervenção", conta Alexandre Maniés.

A conversa vai pelos árduos trabalhos do especialista em restauro. Mas demora-se, também, na evocação de São Clemente, o santo náufrago, protector dos marinheiros, a quem a capela é, também, dedicada. E ali perto do mar hão-de ser lembradas as fontes e as capelas de Castelo de Vide, lá onde a infância de Alexandre ganhou a curiosidade do mundo.

Recomendadas

Patrocinado

Apoio de