- Comentar
Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, deixou bem claro esse ponto, quando, em resposta a um jornalista lhe pediu a opinião sobre a Covid-19, durante uma conferência de imprensa, explicou que não compreendia como poderia a sua opinião - a de um treinador de futebol - ser considerada importante, dada a gravidade da questão, quando apenas a opinião dos especialistas deve ser levada em conta. O vídeo tornou-se viral, e foi trazido ao programa a pedido de Pedro Mexia, para reafirmar que, sobre questões técnicas, só os especialistas terão uma palavra a dizer, e esse será o limite que deve guiar as conversas nos programas de televisão, como é o caso do Governo Sombra.
João Miguel Tavares concorda que não lhe é possível ter opiniões médicas ou científicas sobre o combate ao vírus, mas terá opiniões sobre eventuais implicações políticas, sendo ainda cedo para perceber como está o Governo a gerir a crise.
O moderador Carlos Vaz Marques pergunta então a Ricardo Araújo Pereira se considera estarem reunidas as condições para continuarem a fazer o programa, tendo em conta os princípios enumerados por Klopp. O humorista acredita que sim, e sugere que as opiniões expressas no Governo Sombra não são mesmo para serem levadas a sério. O humorista, que participou no festival literário Correntes d'Escritas, na Póvoa do Varzim, acrescenta que se tem limitado a adotar as recomendações da Direção Geral de Saúde: lavar frequentemente as mãos, espirrar para a parte de dentro do braço, comportamentos que são já uma "mudança radical no meu comportamento" - sublinha.
Ricardo Araújo Pereira alertou ainda que se deve tossir para a parte de dentro do cotovelo e não para a parte exterior: "tossir para o cotovelo faz pior que o coronavírus, porque envolve o deslocamento da omoplata, deve tossir-se para a parte interior da articulação." - advertiu.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
