TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Morgado de boa linhagem em Alverca

Berço da aviação civil em Portugal, com a instalação, em 1919, de um aeródromo militar e do Campo Internacional de Aterragem, no fundo, o primeiro aeroporto internacional que ali funcionou até 1940, Alverca foi sede de concelho desde a época medieval. Todavia, em 1855 foi extinta aquela divisão administrativa.

A instalação das OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico) e um polo do Museu do Ar reforçam a ligação de Alverca ao mundo da aviação.

Para alcançar a urbanização da Malvarosa, onde está situado o restaurante Morgado - Taberna 2017, não é necessário ir de avião: a partir do nó da A1, o acesso é fácil, tomando como referência o estabelecimento de uma cadeia internacional de «comida rápida».

O restaurante, com muita luz natural, paredes em tijolo e chão em ladrilho, ocupa o rés-do-chão de um prédio moderno. A esplanada, com vista para o Tejo, é mais-valia do espaço, ocupado por mesas com tampo em vidro, algumas com bancos corridos em madeira.

Do lado esquerdo de quem entra, o expositor do peixe do dia, repleto de belos exemplares - robalo; dourada; linguado; rodovalho; garoupa - chama a atenção.

Nas entradas, há petiscos variados e com sabor regional, na melhor linha da tradição portuguesa.

Em alternativa a frescura das ostras ou das amêijoas e lingueirão, ambos à Bulhão Pato ou em concha mista, com ambas as espécies, acaricia o palato para o que vem em seguida e que pode ser um pitéu de choco com puré de batata ágria.

Na mesma linha, isto é, com sabor marinho, referência para a garoupa ájilho: uma posta grelhada em cama de batata-doce e grelos, servida com camarão.

O bacalhau, lascado ou na versão torricado, com batata a muro, azeite de alho e grelos de nabo é opção. Embora na lista figurem outros pratos interessantes: choco frito panado com farinha de milho; lombo de atum à Bulhão Pato e, para os apreciadores, cabeça de garoupa à poveira, isto é, cozida.

Nos pratos de carne, destaque para o coelho desossado grelhado. Regado com molho de citrinos e acompanhado com arroz à moda da casa, batata palha e ratatoiue de legumes é boa opção para duas pessoas, aliás o número mínimo indicado.

Em alternativa, coxa de pato confitado com risotto de cogumelos e bacon.

As carnes maturadas preenchem outro capítulo da lista: vazia Black Angus; naco grelhado; entrecôte; maminha ao alho são algumas das propostas.

Sobremesas diversas e de bom nível.

A carta de vinhos revela qualidade; o serviço é eficaz e atencioso. O Morgado - Taberna 2017, em Alverca, é de boa linhagem.

Onde fica?

Localização: Alverca (Vila Franca de Xira)

Telef.: 939 552 536 ; 219 596 545

GPS : 38.88918 N ; -9.04571 W

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de