TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

A utilização de máscaras condiciona o desenvolvimento do bebé?

Será que a utilização de máscaras condiciona o desenvolvimento dos bebés? A psicóloga Clementina Almeida dá-lhe a resposta nesta TSF Pais e Filhos.

Ver os pais sempre de máscara, conhecê-los assim pode ter um impacto negativo no desenvolvimento cerebral dos bebés. Com as expressões faciais dos pais parcialmente escondidas, torna-se mais difícil para o bebé aprender a compreender e a manifestar as emoções, já que muita dessa aprendizagem se faz por mimetismo.

A psicóloga Clementina Almeida acredita que a ausência da resposta por parte dos pais ao interagirem com os bebés tem um impacto brutal no seu desenvolvimento cerebral.

"Os bebés nascidos neste ano de pandemia estão a ver os seus cuidadores com as expressões faciais completamente cobertas por máscaras e a ciência diz-nos que isto pode impactar negativamente a criança", afirma a psicóloga.

Clementina Almeida defende a utilização de máscaras transparentes, afinal a construção precisa de ler nos lábios a alegria e a tristeza, mas também tantas outras mensagens que mesmo em silêncio os pais têm estampadas no rosto.

Ouça aqui este "TSF Pais e Filhos", um programa de Rita Costa, com sonorização de Miguel Silva

Recomendadas

Patrocinado

Apoio de