Verdes Hábitos

Agir é preciso! As mudanças de hábitos em tempos de emergência climática. As grandes questões, os desafios, os problemas relacionados com a sustentabilidade e o ambiente. "Verdes Hábitos" na TSF com Carolina Quaresma e a Associação Ambientalista Zero. Às segundas-feiras depois das 20h00 e sempre em tsf.pt.
(Até 2021 o programa foi da autoria de Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo).

Estenda a toalha, não estenda lixo. Como ter um verão mais sustentável

O Verdes Hábitos esteve na sede da Novo Verde para perceber que ações podem ser tomadas pelos cidadãos para um verão mais amigo do ambiente.

Todos os anos, assim que o calor chega, o areal da costa portuguesa enche-se de toalhas estendidas ao sol. A fazer companhia aos veraneantes vê-se, com frequência, pequenos montes de lixo esquecidos sobre a areia que vão, muitas vezes, parar ao mar ou ao bico dos pássaros que por ali andam. Foi a pensar neste problema que a entidade gestora de resíduos Novo Verde decidiu lançar a ação de sensibilização "Reciclar é a nossa praia" que vai percorrer as praias do país de Norte a Sul.

Em entrevista ao programa da TSF "Verdes Hábitos", o presidente da Novo Verde, Ricardo Neto, explica a urgência e a importância de ações como esta: "Se os resíduos não forem depositados no local correto, há uma certeza que temos: mais cedo ou mais tarde vão acabar nos lençóis freáticos, nos rios, nos mares ou nos oceanos."

A campanha começa no dia 21 de junho na praia de Afife, em Viana do Castelo, e termina dia 24 de julho na praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, e passa por uma sensibilização dos veraneantes para a importância da separação dos resíduos. Se as condições sanitárias os permitirem, os utentes das várias praias do país serão convidados a participar numa ação de limpeza das praias. O calendário da iniciativa está disponível no site da Novo Verde.

As cinco dicas de Ricardo Neto para um Verão mais sustentável:

1) "Recicle. Deposite no canal correto e nós enviamos para reciclagem";

2) "Reutilize sempre que possível e evite utilizar novas embalagens";

3) "Compre produtos com menos embalagem, reutilize os sacos de plástico e prefira os sacos reutilizáveis";

4) "Coloque a máscara no lixo comum, que é onde ela deve ser colocada":

5) "Poupe água".

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de