- Comentar
Todos os anos, assim que o calor chega, o areal da costa portuguesa enche-se de toalhas estendidas ao sol. A fazer companhia aos veraneantes vê-se, com frequência, pequenos montes de lixo esquecidos sobre a areia que vão, muitas vezes, parar ao mar ou ao bico dos pássaros que por ali andam. Foi a pensar neste problema que a entidade gestora de resíduos Novo Verde decidiu lançar a ação de sensibilização "Reciclar é a nossa praia" que vai percorrer as praias do país de Norte a Sul.
Em entrevista ao programa da TSF "Verdes Hábitos", o presidente da Novo Verde, Ricardo Neto, explica a urgência e a importância de ações como esta: "Se os resíduos não forem depositados no local correto, há uma certeza que temos: mais cedo ou mais tarde vão acabar nos lençóis freáticos, nos rios, nos mares ou nos oceanos."
Ouça aqui o Verdes Hábitos, um programa de Sara Beatriz Monteiro com sonoplastia de José Guerreiro
A campanha começa no dia 21 de junho na praia de Afife, em Viana do Castelo, e termina dia 24 de julho na praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, e passa por uma sensibilização dos veraneantes para a importância da separação dos resíduos. Se as condições sanitárias os permitirem, os utentes das várias praias do país serão convidados a participar numa ação de limpeza das praias. O calendário da iniciativa está disponível no site da Novo Verde.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
As cinco dicas de Ricardo Neto para um Verão mais sustentável:
1) "Recicle. Deposite no canal correto e nós enviamos para reciclagem";
2) "Reutilize sempre que possível e evite utilizar novas embalagens";
3) "Compre produtos com menos embalagem, reutilize os sacos de plástico e prefira os sacos reutilizáveis";
4) "Coloque a máscara no lixo comum, que é onde ela deve ser colocada":
5) "Poupe água".