Domingos de Andrade

Domingos de Andrade

Meio queijo, meia oposição

O meio Orçamento do Estado reflete pouco sobre o que podem ser as ambições do Governo para a Legislatura, sendo certo que é a partir do documento que se aferem os caminhos. Este já foi construído e apresentado como trunfo de segurança e estabilidade por António Costa, tendo como linhas de força as contas certas e fazendo figas para que o cenário macroeconómico não piore. Mas serve sobretudo de cobertura jurídica para as medidas já tomadas de apoio às famílias e às empresas.

Domingos de Andrade

Para que serve a ONU?

Nas manchas enegrecidas daquela bandeira que o Papa Francisco beija, vinda da "cidade martirizada de Bucha", adivinham-se os gritos incontidos de uma mulher violada. Talvez 30, talvez mais, militares, que lhe entraram pela casa adentro e que dispuseram do corpo dela. E adivinha-se uma crueldade sem fim, nas palavras do Sumo Pontífice, cometida contra mulheres e crianças, contra civis. Corpos amarrados. Pais sem filhos. Filhos sem avós. Filhos órfãos. Famílias desfeitas.

Domingos de Andrade

O lugar da China

Quando o primeiro restaurante da McDonald's abriu em Moscovo, em 1990, algumas fronteiras da União Soviética ainda estavam intactas. Foi o marco da abertura económica a Ocidente, a chamada Perestroika. Quase 32 anos depois, a cadeia norte-americana de fast food fecha os 850 restaurantes na Rússia, já sem URSS, mas com Putin. O jornal New Times esteve presente na URSS e na Rússia desde 1921, sobreviveu ao consulado de Estaline, mas decidiu a sua saída após a invasão da Ucrânia.