- Comentar
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou na quarta-feira o treinador José Mourinho e os internacionais Rui Patrício e Sérgio Oliveira pela conquista, pela Roma, da Liga Conferência Europa de futebol.
Relacionados
De Sevilha a Tirana. O caminho de José Mourinho até ao quinto título europeu
José Mourinho feliz por conquista com "sabor especial" pela Roma
Mourinho alcança quinto título europeu. AS Roma conquista Liga Conferência
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita o treinador José Mourinho e os jogadores Rui Patrício e Sérgio Oliveira pela conquista da Liga Conferência Europa, em Tirana, Albânia", pode ler-se numa nota publicada no portal online da Presidência.
O curto texto lembra ainda que esta foi a primeira edição da prova, sob a tutela da UEFA, e que Mourinho arrebatou o quinto troféu continental.
Também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) felicitaram José Mourinho, Rui Patrício e Sérgio Oliveira pela conquista.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Felicito com grande amizade e orgulho o José Mourinho, o Rui Patrício, o Sérgio Oliveira, o Nuno Santos, treinador de guarda-redes, o Tiago Pinto, diretor-geral, e José Fontes, do departamento de scouting, pela brilhante conquista", pode ler-se numa mensagem do presidente da FPF, Fernando Gomes.
Fernando Gomes destacou o líder da equipa técnica como tendo "uma carreira em que tem prestigiado superlativamente todo o futebol e desporto nacionais", recheada de "façanhas indeléveis".
Também a LPFP publicou uma nota de felicitação aos portugueses envolvidos no título, com vários antigos clubes do treinador a associarem-se, enquanto a Liga italiana lembrou, no Twitter, que "a noite de Tirana é vermelha e amarela".
O FC Porto publicou uma fotografia do técnico com a Taça UEFA conquistada em 2003, pelos 'dragões', e lembrou também Sérgio Oliveira, emprestado pelos campeões nacionais à Roma desde janeiro.
Também o Inter de Milão, com quem 'Mou' foi campeão europeu em 2010, precisamente o último título continental conquistado por um clube italiano, enviou uma mensagem.
"A glória europeia sempre é especial", pode ler-se na rede social Twitter.
A Roma, treinada pelo português José Mourinho, conquistou esta quarta-feira a primeira edição da Liga Conferência Europa em futebol, ao bater na final o Feyenoord por 1-0, em Tirana, para conquistar o seu segundo troféu europeu, 61 anos depois.
O internacional italiano Nicolò Zaniolo marcou, aos 32 minutos, o tento dos romanos, que já contavam no seu palmarés com o triunfo na Taça das Cidades com Feiras de 1960/61 e não ganhavam um troféu desde a vitória na Taça de Itália de 2007/08.
Mourinho, que fez alinhar os compatriotas Rui Patrício e Sérgio Oliveira, somou o seu quinto troféu europeu, após duas edições da Liga dos Campeões (2003/04, pelo FC Porto, e 2009/10, pelo Inter Milão), uma da Taça UEFA (2002/03, também pelos 'dragões') e uma da Liga Europa (2016/17, pelo Manchester United).