Máquina do Estado está sobrecarregada com processos. LabX quer menos burocracia

O que é mais complexo: registar um bilhete de metro ou uma despesa de cem mil euros? Na máquina do Estado é quase igual.

No dia em que o que Governo apresenta o LabX - o Laboratório de Experimentação da Administração Pública, a TSF conversa com a Secretária-geral do Ministério da Economia, Ermelinda Carrachás.

"O que se questiona é a forma cega como as coisas são tratadas", assume Ermelinda Carrachás, que lidera a Secretaria-Geral do Ministério da Economia há quatro anos e que tem no currículo mais de 40 anos de experiência da Administração Pública.

Reforma e máquina do Estado são palavras que conhece bem: "a máquina está sobrecarregada com um conjunto de processos e procedimentos que a tornam menos eficaz e que são hoje uma forte dor de cabeça", desabafa.

A jornalista Isabel Meira conversa com a Secretária-geral do Ministério da Economia, Ermelinda Carrachás

00:0000:00

Qualquer despesa pública tem de ser registada de acordo com um conjunto de regras, seja uma pequena despesa como a compra de um bilhete de metro ou um gasto mais elevado no valor de cem mil euros.

Esta tarde, o Governo apresenta o LabX - o Laboratório de Experimentação da Administração Pública. Um dos projetos em curso é o Roteiro da Despesa: o objetivo é "apresentar de forma simples e clara as tarefas necessárias para que uma entidade pública conseguir efetuar uma compra de bens ou serviços e proceder ao seu pagamento", esclarece o Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa.

Segundo a informação enviada à TSF, os dois primeiros anos de funcionamento do LabX representam um investimento de 760.000 euros, sendo 55% desse valor financiado por fundos SAMA - Sistema de Apoio à Modernização Administrativa. A contrapartida nacional totaliza 342.000 euros para os dois primeiros anos.

A equipa do LabX será composta por quatro pessoas, que vão ser recrutadas na área da Sociologia/Antropologia, Design de Serviços, Gestão de Projetos e Tecnologias de Informação.

Recomendadas

Patrocinado

Apoio de