Adquirir competências e resiliência para superar os desafios do mercado de trabalho

No último ano e meio tivemos um encontro coletivo com o inesperado: o indivíduo consciente sabe que apesar do planeamento, o inesperado faz parte da Vida e que essa surpresa pode ser benéfica ou hostil.

Em alguns aspetos da nossa vida, temos, contudo, a possibilidade de robustecer o nosso futuro e aumentar a nossa capacidade de lidar com desafios. Uma dessas possibilidades é prosseguir estudos que verdadeiramente nos ajudem a competir no mercado de trabalho: se quiser abrir essa porta, verifique o que o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa tem para lhe oferecer.

A aposta institucional da Universidade de Lisboa e do ISCSP tem-se orientado, há anos, no sentido de valorização da oferta pós-graduada. O Instituto de Estudos Pós-Graduados (IEPG) do ISCSP-ULisboa, em concreto, considera parte da sua missão colaborar na formação de índole mais académica, com a sua oferta de mestrados e doutoramentos, nas áreas científicas das Ciências Sociais e Políticas. Todavia, e de forma muito consistente na última década, a oferta educativa no âmbito das pós-graduações, a área de ensino de excelência para profissionais, tem sido desenvolvida para corresponder ao requisito de aquisição de competências para lidar com os desafios que o mundo profissional nos coloca.

Cada participante de uma pós-graduação ISCSP-IEPG é um indivíduo com anseios e motivações diferentes e cada curso é desenhado e lecionado para corresponder a esses impulsos pessoais e profissionais. Os docentes, provenientes do meio académico e dos diferentes meios profissionais, são especialistas reconhecidos, que facilitam conhecimento e ajudam na construção de estruturas de competências que respondam às necessidades sentidas por cada aluno. Nas nossas áreas de competência: Administração Pública, Autárquica e de Saúde, Estudos Estratégicos, Estudos Sociais e de Comunicação, Gestão de Recursos Humanos, Cidadania e Inclusão e de Igualdade de Género, o IEPG complementa as suas fileiras de formação graduada, e inova em áreas onde iniciou percursos relevantes e com pouca ou nenhuma oferta.

Os nossos cursos providenciam ainda oportunidades de contacto com especialistas das diferentes áreas, nas conferências e aulas abertas realizadas para todos os estudantes do ISCSP, mas também em ocasiões especialmente desenhadas para os participantes nas pós-graduações das edições em curso ou de edições anteriores, a quem incentivamos o contacto com o Instituto e as suas atividades. Também em tempos pandémicos essas iniciativas prosseguiram, ainda que, ajustadas às condições necessárias para a sua realização, tenha sido pela opção de realização por vídeo-conferência ou, em alguns casos, em auditório de dimensão adequada ao número de participantes. O desafio destes dois últimos anos letivos saldou-se pela aquisição de novas competências, por docentes e alunos, mas também pela aquisição e instalação de equipamentos que permitem a interação à distância, mantendo, contudo, o Instituto a sua natureza de Instituição de Ensino Superior que atua em regime presencial, aquele para o qual estamos acreditados pelas agências que nos avaliam.

Todos estes contributos permitem que as pós-graduações ISCSP-IEPG sejam reconhecidas pelos nossos participantes como um catalisador de mudança positiva nas suas carreiras. A associação de parceiros permite ligação a setores profissionais que enriquecem os planos de estudos com os seus contributos. Outras instituições de ensino superior, como o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL); instituições que trabalham no terreno, como a AMI, o Conselho Português para os Refugiados, os Médicos do Mundo ou a Cruz Vermelha Portuguesa; o IAPMEI ou a Casa do Impacto da SCML, a Link to Leaders ou a FNABA; o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género; a Ordem dos Médicos. A listagem é longa, rica e mantém-se aberta a potenciais parceiros.

Para um quadro de qualidade contribuem ainda os Prémios de Mérito que o ISCSP, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, atribui a alunos de excelência de cada curso que queiram prosseguir estudos para mestrado na nossa Escola. A atenção individual que cada participante nos merece, a qualidade do ensino que providenciamos e a realização dos objetivos que trazem os alunos ao Campus da Ajuda orientam o nosso trabalho. Agora a escolha certa para a vida está do vosso lado: venham conhecer-nos em www.iscsp.ulisboa.pt!

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de