LinkedIn: uma ferramenta de recrutamento ou de negócio?

Considerando que o LinkedIn permite endereçar tanto as dimensões de recrutamento como as de negócio, já pensou nas suas estratégias de employer branding e de reputação digital?

O LinkedIn tem como missão conectar os profissionais do mundo para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos. Em Portugal, esta rede profissional regista cerca de 3 milhões de pessoas, o que se traduz numa participação extremamente relevante num contexto em que cerca de 5 milhões da população está empregada.

Contrariamente a outras redes digitais, a comunidade que utiliza esta plataforma, tem como expectativa criar, partilhar e obter oportunidades profissionais e empresariais, pelo que o posicionamento, a interação e o comprometimento dos seus utilizadores estará à partida mais focado e orientado para ações profissionais e menos para momentos de entretenimento.

A massificação da utilização do LinkedIn e a prevalência dos canais digitais vieram permitir uma maior participação das pessoas e das empresas que encontraram nesta ferramenta um meio para aproximar os candidatos dos empregadores.

Porém, a divulgação de oportunidades profissionais per si tem-se revelado muitas vezes insuficiente na hora de contratar novas pessoas, pelo que as empresas deverão ser capazes de pensar e de implementar uma estratégia de consolidação da sua marca e de reputação digital.

É neste contexto que o employer branding assume particular relevância, porque mais do que identificar a sua missão, os seus serviços e produtos, a empresa e os seus embaixadores devem ser capazes de transmitir a sua identidade, os seus valores e o seu propósito, de forma a atrair os melhores candidatos e não apenas aqueles que se encontram ativamente à procura de um novo emprego.

No âmbito de uma estratégia digital, o LinkedIn pode ser fundamental para comunicar com o mercado, devendo as empresas definir o seu foco de atuação, gerar e partilhar conteúdo com valor que lhes permita, por um lado, aumentar a visibilidade e o alcance da marca e por outro lado, gerar e concretizar oportunidades de negócio.

Considerando que o LinkedIn permite endereçar tanto as dimensões de recrutamento como as de negócio, já pensou nas suas estratégias de employer branding e de reputação digital?

Estes e outros conselhos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

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