Proteção dos postos de trabalho no contexto de pandemia

A crise sanitária deu origem a uma crise no mercado de trabalho. Empresas com estruturas organizacionais otimizadas estão mais aptas a enfrentar contextos adversos.

A crise sanitária suscitada pela Covid-19 emergiu rapidamente para um contexto de crise empresarial, resultante do encerramento total ou parcial das atividades das empresas que, em muitos casos, derivaram de uma quebra imediata de vendas e, noutros, de uma forte expectativa de quebra decorrente do cancelamento de encomendas.

De acordo com dados publicados pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento, cerca de 112 mil empresas requereram apoios no âmbito do "lay-off simplificado", num universo de mais de 1.3 milhões de empresas registadas em Portugal, tendo abrangido cerca de 1.3 milhões de trabalhadores, num universo em cerca de 5 milhões de pessoas empregadas.

Em consequência da pandemia registou-se um acréscimo expressivo do número de desempregados em Portugal, contrariamente à tendência de redução que se assistia desde 2014.

Não obstante o elevado e preocupante número de empresas e de trabalhadores afetados, destacaria a capacidade de muitas empresas, que não tendo sido obrigadas a encerrar, conseguiram ultrapassar as limitações decorrentes da presença física dos clientes, porque foram capazes de se reinventar, criar novos serviços, novos canais de distribuição e, em última análise, manter os postos de trabalho, ainda que recorrendo muitas vezes ao trabalho remoto e a regimes de adaptabilidade.

Empresas com estruturas organizacionais otimizadas e que delegam a realização de atividades de suporte em empresas especializadas poderão estar mais aptas a alcançar sinergias e soluções de valor acrescentado que lhes permitam uma maior flexibilidade e competitividade para enfrentar contextos adversos.

Já pensou quais são as suas áreas chave e quais os processos de suporte que poderá delegar através do outsourcing?

Estes e outros conselhos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de