- Comentar
Doze pessoas morreram e pelo menos 33 ficaram feridas em consequência de um ataque russo ao quartel-general da administração regional da cidade ucraniana de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, segundo um novo balanço divulgado pelas forças ucranianas.
Relacionados
Mais de 1600 pessoas retiradas por corredores humanitários na Ucrânia nas últimas horas
De acordo com fonte oficial da procuradoria-geral, aquele edifício foi atingido num ataque com mísseis e o ataque surpreendeu a população local, ao fim de vários dias de tréguas naquela cidade.
"Os habitantes de Mykolaiv não representam qualquer ameaça à Rússia e mesmo assim, como todos os ucranianos, tornaram-se alvo das tropas russas", afirmou, por seu turno, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
O Exército russo lançou várias operações militares desde 24 de fevereiro para controlar esta área, que dá à Ucrânia acesso ao mar Negro e está perto da cidade portuária de Odessa.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.151 civis, incluindo 103 crianças, e feriu 1.824, entre os quais 133 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.
A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 3,8 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.
A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA