Independentistas chegam a acordo para debater autodeterminação

O texto dos três partidos independentistas sublinha a importância de evitar um novo referendo, uma proposta lançada na semana passada pelo Presidente Catalão, Quim Torra.

Os três partidos independentes da câmara catalã chegaram a acordo num texto comum, no qual reivindicam a autodeterminação e contestam a sentença atribuída a 12 independentistas catalães, adianta o El Periódico.

De acordo com o site do jornal, o texto pede uma ''solução democrática'' para o conflito entre Espanha e a Catalunha e rejeita a monarquia. Os três partidos (Esquerda Republicana da Catalunha, Candidatura de Unidade Popular e Juntos pela Catalunha) pedem ao governo que promova iniciativas políticas e institucionais para o conflito. O texto sublinha ainda a importância de evitar um novo referendo, uma proposta lançada na semana passada pelo Presidente Catalão, Quim Torra.

Ao todo, são 15 pontos, nos quais estão expressos também a defesa da liberdade de expressão de todos os deputados e a contestação da decisão do Supremo Tribunal, que no entender dos independentistas, abre um precedente perigoso porque todas as formas de protesto podem ser consideradas crime.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados