Ministro russo do Defesa na lista de sanções europeias

Braço direito de Putin na lista de alvos das sanções europeias.

Os 27 decidiram incluir o ministro russo da Defesa, Sergey Shoygu na lista de alvos das sanções europeias. De acordo com informações recolhidas pela TSF, a decisão política dos ministros dos Negócios Estrangeiros está confirmada pelos representantes permanentes, que estiveram reunidos desde as 10h00, em Bruxelas.

A lista inclui também "dois bancos russos". De acordo com fonte europeia, "alguns países pedem que oligarcas russos sejam incluídos nas próximas sanções".

"O Embaixador russo em Bruxelas vai agora ser informado formalmente da decisão", acrescentou a mesma fonte.

Ontem mesmo, o chefe da diplomacia europeia admitiu que esta lista poderia ser alargada, se a situação se deteriorasse. Esse foi também o sublinhado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"A nossa ação é uma resposta ao comportamento agressivo da Rússia. Se a Rússia continuar a cavalgar esta crise que ela própria criou, estamos prontos para tomar mais medidas como resposta", tinha afirmado von der Leyen, sublinhando que "a União Europeia está unida e a agir rapidamente".

A inclusão do ministro da Defesa decorre da lista de critérios aprovados pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros.

"Em primeiro lugar, os decisores responsáveis por ameaçar a Ucrânia e os que estão a apoiar financeira e materialmente ou a beneficiar deles, aqueles do setor da defesa que têm desempenhado um papel nas ações de invasão e desestabilização e aqueles que travam uma guerra de desinformação contra a Ucrânia, e os bancos que dão financiamento aos decisores russos e outras operações nesses territórios", esclareceu Josep Borrell.

A lista inclui também "351 membros do parlamento russo, a Duma, que votaram a violação da lei internacional, e integridade territorial, e a soberania da ​​​​​​Ucrânia serão incluídos na nossa lista de sanções", acrescentou.

ACOMPANHE AQUI A ESCALADA DE TENSÃO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de