Nova lista da Rolling Stone das 500 melhores canções de sempre. Há uma cantada em português

Mais de metade das 500 músicas são novas, não faziam parte da lista de 2004, até porque, nota a Rolling Stone, o mundo mudou muito. Nessa altura, o iPod mal era conhecido e Billie Eilish tinha três anos. Este ano há também uma surpresa: uma canção entoada em português.

"Pula, pula, cai, levanta/ Sobe, dece, corre, chuta abra espaço/ Vibra e agradece/ Olha que a cidade toda ficou vazia/ Nessa tarde bonita só pra te ver jogar." Tem samba e futebol no pé a música "Umbabarauma", do brasileiro Jorge Ben, considerada uma das 500 melhores de todos os tempos. Data de 1976 e é a primeira em português (com sotaque do Brasil) a entrar na lista da Rolling Stone, no lugar 351.

A escolha é da prestigiada revista de crítica musical, que atualizou a lista, com quase 20 anos. Na primeira seleção, feita em 2004, a melhor canção tinha sido "Like a Rolling Stone", de Bob Dylan, agora substituída por um clássico de Aretha Franklin.

"Respect" é a melhor canção de todos os tempos, na avaliação de mais de 250 músicos, artistas, produtores, críticos e jornalistas da área musical. Cada jurado do painel da Rolling Stone enviou uma lista com as 50 melhores músicas. De um total de quase quatro mil canções, a revista deu pontos e chegou às 500 melhores de todos os tempos.

Depois de "Respect", de Aretha Franklin, e "Fight the Power", de Public Enemy, Sam Cooke, com "A Change is Gonna Come", completa o top 3. Os três temas que surgem nos primeiros lugares estão ligados à luta contra o racismo nos Estados Unidos. A Rolling Stone destaca que a lista das 500 músicas reflete uma visão mais ampla e inclusiva, com a entrada de géneros como o hip hop, o reggae, o rap e ritmos latinos.

Mais de metade das 500 músicas são novas, não faziam parte da lista de 2004, até porque, nota a Rolling Stone, o mundo mudou muito. Nessa altura, o iPod mal era conhecido e Billie Eilish tinha três anos. Ainda assim, uma das críticas à nova lista é que muitas das canções são antigas.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de