- Comentar
Os mais de 106 mil habitantes de Tonga, uma pequena nação insular do Pacífico, começarão um confinamento de uma semana a partir da meia-noite de hoje, o primeiro imposto desde o início da pandemia.
O encerramento durará até à próxima segunda-feira, disse o Ministério da Saúde.
A medida foi ordenada depois de ter sido confirmado na sexta-feira que uma pessoa vacinada que chegou a Tonga há mais de uma semana proveniente da Nova Zelândia num voo de repatriamento com 215 passageiros deu positivo para Covid-19 enquanto estava em quarentena numa instalação de quarentena.
Esta é a primeira infeção nesta pequena nação insular polinésia, que até agora era um dos poucos lugares no mundo livre do coronavírus.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Embora não tenham sido relatadas infeções locais, milhares de pessoas recorreram a centros de vacinação para receberem doses adquiridas com a ajuda da cooperação internacional, de acordo com o portal de notícias online Matangi Tonga Matangi Tonga.
Dados do portal Our World In Data mostram que 31% da população recebeu as duas doses da vacina Covid-19 neste arquipélago de 170 pequenas ilhas espalhadas ao longo de 800 km na Polinésia.
Após a propagação da Covid-19, Tonga declarou o estado de emergência e fechou as suas fronteiras internacionais a estrangeiros para evitar que a sua população, muitos com problemas de saúde subjacentes, contraísse o vírus, bem uma quarentena de 14 dias para os retornados.