Governo escolhe Pedro Penim para diretor do Teatro Nacional D. Maria II

O encenador e ator sucede a Tiago Rodrigues, que assumiu a direção do festival de Avignon.

O encenador, ator e dramaturgo Pedro Penim vai ser o próximo diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, substituindo Tiago Rodrigues, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Cultura.

"Ao diretor artístico cessante, Tiago Rodrigues, o Governo agradece o trabalho desenvolvido no Teatro Nacional Dona Maria II ao longo dos últimos seis anos", acrescentou o comunicado governamental.

Nascido em Lisboa em 1975, Pedro Penim fundou o Teatro Praga, definido pelo Ministério como uma "companhia emblemática da criação teatral portuguesa contemporânea", tendo também criado o espaço Rua das Gaivotas 6.

Pedro Penim revela que o convite partiu da ministra da Cultura e mostra-se otimista quanto à missão que o espera.

"Estou confiante, não só das minhas capacidades. Nunca fui diretor de um teatro desta evergadura, mas durante todo o meu percurso colecionei experiências muito diversas, não só de criação mas também de colaborações, contactos internacionais, ensino e escrita. São todos fatores muito importantes para fazer vingar a missão do Teatro Nacional D. Maria II, que está expressa na lei e é muito concreta", explicou à TSF Pedro Penim.

Abertura será a palavra-chave para a programação do diretor artístico.

"Entendo também o convite como essa vontade de criar no teatro um espaço, se possível, ainda mais plural e livre. De usufruto de todos, mas também de garantia da história do teatro português e de como essa história se reescreve a cada dia. Não é um trabalho que fique feito nunca", acrescentou o novo diretor do Teatro Nacional D. Maria II.

Pedro Penim estreou-se no teatro em simultâneo com Tiago Rodrigues, a quem agora sucede.

"Deixa a casa num estado muito sólido, com a missão muito bem cumprida, com as equipas a funcionar de forma extraordinária e uma visibilidade de abertura que foi dada ao teatro. A imponência da arquitetura passou a ser uma mais valia e não necessariamente um entrave. Nesse sentido, o trabalho que o Tiago fez foi exemplar", afirmou Pedro Penim.

A próxima temporada vai ser apresentada no dia 2 de setembro. Pedro Penim deve iniciar funções antes do final do ano.

"Será sempre um compromisso entre espetáculos que nunca foram vistos mas, ao mesmo tempo, com a garantia de tradição. É uma casa onde se vai ver Shakespeare, Gil Vicente e obras de Almeida Garrett", acrescentou o novo diretor do Teatro Nacional D. Maria II.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de