Galp, Efacec, NOS, EuroBic. As empresas portuguesas com capital de Isabel dos Santos

O interesse de Isabel dos Santos em empresas lusas ou com presença em Portugal é antigo. Estas são as principais.

Isabel dos Santos tem capital em quatro grandes empresas nacionais: de forma indireta controla parte da Galp, da Efacec, da NOS e do Eurobic (banco que terá sido usado num dos mecanismos denunciados pelo Eurobic para transferir dinheiro da Sonangol para uma offshore em Malta).

Na Galp, a empresária angolana tem uma participação indireta numa cascata de três degraus: detém 40% de uma empresa dona de 45% da Amorim Energia - que, por sua vez, é proprietária de 33,3% da petrolífera portuguesa. A Galp tem uma participação de 7,5% do Estado português, para além de muitos pequenos acionistas.

Em 2015, Isabel dos Santos tornou-se acionista maioritária da Efacec: deu 200 milhões para deter, através de uma empresa com sede em Malta, 65% do capital da empresa portuguesa de produtos tecnológicos na área da energia. A Efacec vende para mais de 90 países e é líder mundial no mercado de infraestruturas de carregamento rápido para veículos elétricos.

A filha do antigo presidente de Angola detém 50% da Zopt que possui 52% da NOS, a outra metade da empresa nacional pertence à Sonae.

*Notícia corrigida às 09:15

SAIBA TUDO SOBRE O LUANDA LEAKS

Recomendadas

Patrocinado

Apoio de