Preço da eletricidade no mercado grossista ibérico sobe para novo máximo

Aumentos de preços que afetam uma grande parte da Europa devem-se, entre outros fatores, ao aumento do preço do gás nos mercados internacionais.

O preço da eletricidade no mercado grossista (pool) ibérico foi fixado para quinta-feira em 302,48 euros por megawatt por hora (MWh), o mais alto da história, após sete dias de aumentos.

De acordo com os dados finais publicados pelo Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade (OMIE), o preço máximo de quinta-feira é 3,7% superior ao preço fixado para esta quarta-feira, também um máximo de sempre (291,73 euros/MWh).

Os aumentos de preços que afetam uma grande parte da Europa devem-se, entre outros fatores, ao aumento do preço do gás nos mercados internacionais, que é utilizado em centrais elétricas de ciclo combinado e que fixa o preço de mercado na maioria das vezes do dia, e ao aumento do preço dos direitos de emissão de dióxido de carbono (CO2).

No resto dos mercados europeus, o preço médio será ainda mais elevado do que o do mercado espanhol, em França atingirá 346,28 euros/MWh; em Itália, custará 309,68 euros/MWh; no Reino Unido também excederá os 300 euros/MWh (263,33 libras/MWh), e na Alemanha o valor será de 295,20 euros/MWh.

Portugal e Espanha partilham o mesmo mercado grossista e o preço médio da eletricidade é igual entre os dois países.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de