- Comentar
Os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira passam a ter a obrigatoriedade de usar máscara durante as intervenções que efetuarem a partir das suas bancadas no hemiciclo, determinou esta terça-feira a Conferência de Representantes dos Partidos.
A decisão foi comunicada pelo presidente do parlamento madeirense, após a reunião destes representantes.
"As novas circunstâncias da crise sanitária, com o aumento de contágios [de Covid-19], levaram à restrição de algumas medidas que tinham sido aliviadas em termos de funcionamento do plenário", justificou José Manuel Rodrigues.
O responsável adiantou que a única exceção no uso da máscara é quando o deputado estiver a discursar a partir do púlpito.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
José Manuel Rodrigues referiu que esta obrigatoriedade de uso de máscara durante as intervenções não se aplica aos membros do Governo Regional no hemiciclo, porque está assegurado o "distanciamento suficiente" entre a bancada reservada ao executivo e as dos restantes grupos parlamentares.
Nesta reunião, os representantes dos partidos decidiram realizar o debate potestativo proposto pelo JPP, sobre os 'assuntos pendentes do Governo Regional para com a população da Madeira e do Porto Santo', "que aguarda pela disponibilidade da agenda do Governo para a sua realização", referiu.
De acordo com os últimos dados divulgados na segunda-feira pela Direção Regional de Saúde, a Madeira registou 1043 novos casos de Covid-19 e tem atualmente 6.308 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.
A Covid-19 provocou 5.441.446 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da Agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.000 pessoas e foram contabilizados 1.434.570 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
LEIA AQUI TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19