As afegãs que "viram um mundo bonito", terceira dose e vacina para alérgicos e outros destaques TSF

Uma jornalista afegã refugiada em Londres diz à TSF que tem recebido muitos pedidos de ajuda de mulheres que querem sair do país.

Para Zarghuna Kargar, jornalista afegã a viver em Londres, é desolador olhar para as mudanças dos últimos dias no Afeganistão. "Estou de coração partido", conta à TSF.

Imagens de uma mulher e uma criança com ferimentos na cabeça e testemunhos de agressões são relatos que estão a chegar dos checkpoint montados pelos taliban na estrada que leva ao aeroporto de Cabul.

Em Portugal, os hospitais recebem semanalmente mil vacinas contra a Covid-19 destinadas aos doentes com risco de alergias, mas há quem aguarde meses pela sua vez, porque as autoridades de saúde têm bloqueado o processo.

Os norte-americanos que receberam as vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19 poderão receber uma terceira dose oito meses depois da segunda, já a partir de 20 de setembro.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) condenou esta quarta-feira que os países mais ricos avancem com o reforço da vacinação contra a Covid-19 quando os países mais pobres ainda nem sequer imunizaram a sua população.

Um incêndio deflagrou em mato e povoamento florestal na freguesia de Sabóia, concelho de Odemira (Beja), e está a ser combatido por 266 bombeiros, apoiados por 77 viaturas e sete aeronaves, revelou a Proteção Civil.

O fogo que lavra no concelho está a evoluir "de forma imprevisível", devido "ao vento forte", e já levou a que "alguns montes" fossem evacuados, "por precaução", revelou o presidente da Câmara de Odemira.

O encenador, ator e dramaturgo Pedro Penim vai ser o próximo diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, substituindo Tiago Rodrigues, anunciou o Ministério da Cultura.

Sobre o despedimento coletivo na Altice, o sindicato dos trabalhadores do grupo anunciou terem sido entregues nos tribunais do trabalho de Vila Real, Lisboa, Porto e Portalegre quatro providências cautelares para suspender o despedimento.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de