- Comentar
Depois de mais uma reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que todo o território português irá continuar em situação de calamidade até 30 de maio. Há também a registar mais avanços e recuos no desconfinamento, com três concelhos a avançar, um a não seguir em frente e dois a recuar. Já o teletrabalho deverá continuar a ser obrigatório até ao final do mês.

Leia também:
Governo anuncia avanços e recuos. Veja a lista de concelhos

Leia também:
Governo confirma teletrabalho obrigatório e situação de calamidade até ao final de maio

Leia também:
Leia aqui o comunicado do Conselho de Ministros
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Para o acesso às praias, há uma alteração relativamente ao ano passado. O sistema de "semáforos" foi alterado para este verão: a cor verde passa a ser de até 50% da lotação, a cor amarela é associada a uma lotação de 50% a 90% e a cor vermelha é atribuída a uma lotação superior a 90%.

Leia também:
Cores dos semáforos de acesso às praias com novos significados
No futebol, o Governo pediu "autocontrolo" a quem esteve nos festejos da conquista do campeonato por parte do Sporting sem cumprir regras. Para a Taça de Portugal, o Governo não definiu, nem vai definir regras específicas. Sobre a realização da final da Liga dos Campeões no Porto, Mariana Vieira da Silva disse que os adeptos estrangeiros que viajem até à cidade para assistir à final da competição europeia de futebol vão ficar menos de 24 horas em Portugal e serão todos testados à Covid-19.

Leia também:
Festejos do título, Benfica-Sporting, Taça de Portugal, Champions. O que diz o Governo?

Leia também:
Marcelo critica "leveza" na organização da festa do Sporting, mas poupa Cabrita
A Cultura ficou mais triste. Morreu a atriz Maria João Abreu, aos 57 anos, vítima de um aneurisma cerebral. Iniciou a carreira profissional no teatro, uma paixão que nunca abandonou, mas foi a televisão que lhe granjeou a popularidade, graças a produções como "Médico de Família".

Leia também:
Morreu a atriz Maria João Abreu

Leia também:
De Lucinda a "call girl". Maria João Abreu brilhou no teatro, na televisão e no cinema
Um estudo coordenado pelo Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa e que envolveu investigadores da Nova Medical School, da Faculdade de Medicina do Porto e do Instituto Gulbenkian da Ciência, concluiu que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D.

Leia também:
Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D
Em Torres Vedras, a Câmara Municipal levantou coimas a proprietários de espaços sem licença de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, onde encontrou trabalhadores imigrantes a viver sem condições. Além de espaços sem condições de habitabilidade, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação".

Leia também:
Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias
No mundo da astronomia, a recente queda de partes de um foguetão chinês e os frequentes lançamentos de satélites da SpaceX, do empresário Elon Musk, relançaram o debate sobre o chamado lixo espacial. O físico Carlos Rodrigues, em entrevista à TSF, disse que este problema é como "um carro estacionado no meio da via, sem luzes, numa noite sem luar e com nuvens baixas. Se não soubermos que ele lá está a probabilidade de darmos uma pancada é muito grande".

Leia também:
Lixo espacial. "É como um carro estacionado no meio da via"
Em Miranda do Douro, a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária em colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte identificou e impediu a venda em leilão de duas estelas funerárias. O Estado exerceu o direito de preferência, negociou e comprou as duas peças que vão ficar expostas no Museu da Terra de Miranda.

Leia também:
Um alerta impediu que duas estelas funerárias fossem vendidas num leilão
Por fim, a pandemia de Covid-19. A Organização Mundial da Saúde avisou que "a situação ainda é muito volátil e é difícil prever a evolução". A última semana revelou uma pequena descida, mas mesmo assim mais 5 milhões e 500 mil pessoas ficaram infetadas com o coronavírus.

Leia também:
OMS avisa que sempre que baixamos a guarda o virus ataca