Aviso amarelo por causa do calor em Évora e Beja

A partir de quarta-feira, aviso estende-se a mais sete distritos de Portugal Continental.

Os distritos de Beja e Évora estão a partir desta terça-feira sob aviso amarelo por causa do calor, situação que se estende a outros sete distritos a partir de quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima estende-se a partir das 10h00 de quarta-feira aos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre e Braga.

Todos os avisos vigoram até às 18h00 de quinta-feira.

Segundo o IPMA, todo o território de Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta (UV), assim como as ilhas açorianas do Faial, Terceira e São Miguel.

Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje vento por vezes forte de norte no litoral oeste e nas terras altas do Centro e Sul e uma subida da temperatura máxima em quase todo o território, à exceção da costa Sul do Algarve, onde descerá.

As temperaturas máximas vão variar entre os 24º (Aveiro) e os 37º (Évora) e as mínimas entre os 14º (Braga, Viseu e Guarda) e os 22º (Faro).

Recomendadas

Patrocinado

Apoio de