- Comentar
O Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, a alteração ao Código da Estrada. A acompanhar esta mudança, segundo a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, vem também um agravamento das multas por uso de telemóvel durante a condução e mudanças nas características técnicas das trotinetes elétricas, tudo para reforçar a segurança rodoviária e reduzir a sinistralidade, uma das prioridades do Governo.
O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, um agravamento em cerca de 100%, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas esta sexta-feira em Conselho de Ministros.
Para as autocaravanas vão passar a haver zonas específicas de parqueamento obrigatórias e "todas as zonas que não estão identificadas ficam excluídas". Nestes casos, as coimas são as regulamentadas pelo Código da Estrada.

Leia também:
Clarificadas zonas onde autocaravanas podem pernoitar e aparcar
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Sobre a perda de pontos na carta de condução associados a estas coimas, a secretária de Estado da Administração Interna disse "não ter essa informação" de momento.
Nova medida presume que quebras nas empresas tenham aumentado
Já a ministra Mariana Vieira da Silva esclareceu as medidas de apoio às empresas. Caso uma empresa tenha submetido uma candidatura com base em quebras de faturação que estava a ter num momento anterior às novas medidas de contingência, pode agora em dezembro "passar para o nível superior".
"Se tinha uma quebra de 60% e beneficiava de um apoio, vamos presumir que com as novas restrições tem uma quebra maior e passa para o nível seguinte", algo que só acontece durante o mês de dezembro.
A governante revelou também que o Governo aprovou o decreto-lei que altera o sistema de incentivos à adaptação das empresas ao contexto de pandemia. Os projetos apoiados pelo Programa Adaptar vão passar a ter uma duração máxima de nove meses - em vez de seis - a contar da data de notificação favorável, que tem como data limite 31 de março de 2021.

Leia também:
Clarificadas zonas onde autocaravanas podem pernoitar e aparcar
As rendas comerciais, por sua vez, foram discutidas neste Conselho de Ministros, mas ainda não houve aprovação.
Plano de Vacinação? "Decisão será comunicada pelo Governo"
A ministra do Estado e da Presidência sublinhou que a ideia de que o plano de vacinação coloca os idosos em segundo plano está desatualizada.
"O processo de decisão continuará nos próximos dias, com várias reuniões. A decisão será comunicada pelo Governo", explicou Mariana Vieira da Silva.
