Portugal bate recorde diário de vacinação com terceira dose

Este sábado foram administradas 90 mil doses de reforço contra a Covid-19 e 36 mil contra a gripe.

Portugal alcançou este sábado um recorde diário na administração de doses de reforço da vacina contra a Covid-19, tendo sido vacinadas, até às 20h00, cerca de 90 mil pessoas, informou a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Segundo uma nota da DGS, além da dose de reforço, foram este sábado vacinadas contra a gripe quase 36 mil pessoas. No total, foram administradas aproximadamente 126 mil doses.

"Desde o início da campanha de vacinação em curso, e até às 20h00 de hoje, estima-se que tenham sido inoculados cerca de 1,1 milhões de utentes com a dose de reforço e mais de 1,8 milhões com a vacina contra a gripe", refere a mesma nota.

A DGS justifica este resultado com a "aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim de semana".

No domingo, os Centros de Vacinação do país estarão novamente abertos para vacinar pessoas convocadas através de agendamento central e local, na sua capacidade máxima.

O organismo liderado por Graça Freitas apela igualmente à compreensão dos utentes face a eventuais constrangimentos pontuais que possam ocorrer, decorrentes desta aceleração da vacinação que poderá causar grande afluência.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.405 pessoas e foram contabilizados 1.139.810 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde, o "elevado número de mutações" pode implicar uma maior infecciosidade.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de