Suspeitos em fuga. GNR apreende mais de uma tonelada de haxixe na ilha de Faro

Os operacionais da GNR detetaram uma embarcação suspeita que se aproximava da costa algarvia, em direção ao sul da Praia do Garram.

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu na sexta-feira 30 fardos de haxixe, num total de 1125 kg, na praia da ilha de Faro, no concelho homónimo, indica um comunicado da instituição.

Segundo o documento, no decorrer de uma ação de vigilância da fronteira marítima nacional, com recurso ao Sistema Integrado de Vigilância Comando e Controlo (SIVICC), os operacionais detetaram uma embarcação suspeita que se aproximava da costa algarvia, em direção ao sul da Praia do Garram.

Iniciaram então o seu seguimento e monitorização permanente, através dos meios marítimos da UCC para tentar intercetar a embarcação, que rumou para a praia da ilha de Faro.

Perante a presença da GNR, os suspeitos lançaram a carga à água, na Ria Formosa, e encetaram fuga, não tendo sido, até ao momento, localizados.

A UCC, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das Regiões autónomas, gere ainda o SIVICC, que visa garantir a deteção, localização e identificação de ameaças no mar territorial, orla costeira e fronteira externa marítima da União Europeia.

Noutro comunicado, o Comando Territorial de Setúbal da GNR, através do Posto Territorial de Sesimbra, indicou que deteve quinta-feira, em flagrante, um homem de 46 anos por tráfico de estupefacientes na localidade de Cotovia, no concelho de Sesimbra.

Durante uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda Nacional Republicana depararam-se com o suspeito, já anteriormente referenciado por tráfico e consumo de estupefacientes, a conduzir um automóvel em local conotado com este tipo de ilícitos.

"Foi possível verificar-se ainda que o homem demonstrou um comportamento suspeito na presença da patrulha, adotando uma condução irregular. No seguimento da ação, foram realizadas diligências policiais, que permitiram apurar que o suspeito se encontrava na posse de estupefacientes, culminando na sua detenção", lê-se no comunicado.

Segundo o documento, na operação foram apreendidas 52 doses de cocaína, dissimuladas em 19 saquetas, um taco de basebol em madeira e 225 euros em numerário.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Sesimbra.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de