A Rede Social

As conversas de olhos nos olhos alargam e enriquecem a nossa rede social. A Rede Social, a entrevista de Fernando Alves.
Às terças-feiras, depois das 19h00.

A Rede Social

À sombra dos livros, na Traga-Mundos

À sombra dos livros, na Traga-Mundos

Antes da pausa de Verão, Fernando Alves conversa com o sociólogo que um dia se cansou das sete partidas e regressou à terra das suas raízes para erguer uma livraria diferente. A "Traga-Mundos" é um livraria onde podemos encontrar obras de autores transmontanos ou sobre Trás-os-Montes, misturadas com outros produtos da região. O nome da livraria foi sugerido por uma passagem de "O senhor Ventura", a novela de Miguel Torga que trata, também, de uma história de emigração.

António Fontaínhas Fernandes, o reitor da UTAD

António Fontaínhas Fernandes: "Podemos perder um país"

Foi sob a frondosa latada do restaurante Chaxoila, em Vila Real, que o jornalista Fernando Alves entrevistou pela primeira vez, já lá vão uns anos, António Fontaínhas Fernandes, o reitor da UTAD e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Ali se reencontram e conversam, agora que o professor catedrático de Bioquímica Ambiental se prepara para o fim de um ciclo. Natural de Guimarães, Fontainhas Fernandes conta que chegou a Vila Real para estudar na UTAD. "Quarenta anos depois, ainda cá estou".

A maratonista e o karateca

A maratonista e o karateca

Junho já se vestia de Verão, o repórter Fernando Alves instalou o gravador numa das mesas à sombra da Carvalha, junto à Ribeira da Isna. A conversa com Ana Sofia Marçal, coordenadora da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, organizadora da Maratona de Leitura da Sertã, corria o seu curso, na tarde de intenso calor, quando chegou, pedalando a sua bicicleta, o poeta Miguel Manso que vive a poucos quilómetros, na aldeia de Vale do Pereiro. A esplanada ainda fechada.

Conversa na margem de dois rios

Conversa na margem de dois rios

Conheci António Matias Coelho há muitos anos, talvez em Constância, talvez na Chamusca, talvez num antigo aconchego de avieiros. Onde quer que tenha sido, o grande rio desaguou na conversa da rádio. Porque todas as conversas com o professor de História e escritor António Dias Coelho nos puxam para as margens do Tejo. Desta vez, marquei encontro com o ribatejano de Salvaterra à entrada do jardim-horto de Camões em Constância, a dois passos da estátua do poeta esculpida por mestre Lagoa Henriques. O presidente da Casa Memória de Camões puxou-me para uma sombra, na tarde quente, lá onde dois rios se encontram, na antiga Punhete.

Inês Cardoso Pereira

Inês Cardoso Pereira, bioquímica. Ela estudou a proteína capaz de reduzir o CO2 na atmosfera

A convidada da Rede Social de hoje é Inês Cardoso Pereira, investigadora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa. Inês Cardoso Pereira liderou grupo que estudou uma proteína capaz de reduzir o dióxido de carbono na atmosfera. O jornalista Fernando Alves quis saber onde é que a equipa de investigadores foi procurar e como é que descobriu esta proteína.