- Comentar
"As mamãs trazem esta preocupação com muita culpabilidade, têm a sensação de que estão a fazer algo muito mau para os bebés mas,
na realidade, também sentem, por experiência própria, que o bebé adormece muito mais facilmente com a mama", conta Clementina Almeida.
A psicóloga assegura que adormecer na mama não é negativo para o sono, não vai perturbar o sono, até pelo contrário. "A mama foi desenhada não só para alimentar o bebé em termos nutritivos e em termos emocionais, mas também para dar conforto e segurança ao bebé." Por isso, Clementina Almeida considera que "é normal e apropriado" que o bebé adormeça na mama. "Quando o bebé criar a sua independência, não porque nós a oferecemos, mas porque a desenvolve o bebé vai deixar de querer adormecer à mama."
Além disso, ajuda mães e bebés a dormirem melhor. Clementina Almeida refere um estudo que concluiu que as mães que deixam os bebés adormecerem durante a amamentação e que lhes dão mama durante a noite, dormem em média 45 minutos mais por cada noite. "Mesmo tendo a sensação de que se acorda mais vezes, o sono total é superior ao das mamãs que não amamentam durante a noite quando o bebé precisa de voltar a entrar no novo ciclo e pede a maminha só para se acalmar e conseguir relaxar."