TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Ciúmes entre irmãos? É preciso uma gestão equilibrada dos afetos

Quando nasce um irmão surgem muitas vezes ciúmes. Tudo isso é natural, assegura a psicóloga Clementina Almeida.

Birras, choro ou rabugice são algumas formas de as crianças manifestarem desconforto com a chegada de um irmão mais novo.

Clementina Almeida considera que os ciúmes não devem ser levados a sério e defende que os pais sejam compreensivos e com uma gestão equilibrada dos afetos.

"Nós sabemos que o segundo irmão muitas vezes traz comportamentos menos desejáveis. Precisamos de criar uma forma de nos conectarmos com eles e validar aquilo que eles estão a sentir. Isto [o ciúme] é humano", afirma a psicóloga que acredita que o futuro da relação entre irmãos também passa pelos pais.

Ouça aqui este "TSF Pais e Filhos", um programa de Rita Costa, com sonorização de Miguel Silva

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de