TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

O arranque do ano escolar: os anseios e expectativas da comunidade escolar

Jorge Ascenção, presidente da Confederação das Associações de Pais diz que a palavra de ordem é tolerância porque tudo no arranque deste ano letivo é novo e dificil de gerir, quer para as familias, quer para as escolas.

Para os pais, o arranque de um novo ano letivo é sempre motivo de ansiedade, especialmente quando os filhos são pequenos.

Jorge Ascenção, presidente da Confederação das Associações de Pais (Confap) reconhece que este ano, por causa da pandemia, as preocupações são acrescidas.

"Estamos sempre preocupados com a segurança porque os filhos saem do nosso radar, da nossa proximidade e obviamente que ficamos preocupados com tudo o que envolve a escola e o espaço escolar", afirma.

Jorge Ascenção admite que custa ver as crianças a terem de cumprir tantas regras de segurança, mas a alternativa é pior.

"Já é difícil estar sentado a assistir a uma aula sem máscara, mas a alternativa era ficarem sozinhos. É algo paradoxal. Criticámos o modelo de ensino, o chamado autocarro, porque os meninos só veem as costas dos colegas e agora é mesmo isso que se pede", diz o presidente da Confap.

Ouça aqui este "TSF Pais e Filhos", um programa de Rita Costa, com sonorização de Miguel Silva

Recomendadas

Patrocinado

Apoio de