- Comentar
Os pais são modelos e o exemplo que dão é, na maior parte das vezes, seguido pelos filhos. É por isso que Constança Cordeiro Ferreira desafia os pais a pensarem como é que querem ser vistos pelos filhos. "São daquele tipo de pais que desistem? Ou daqueles que persistem?", pergunta.
A terapeuta familiar especialista em comportamento de bebés e crianças aconselha os pais a pensarem se costumam levar as decisões até ao fim e se dizem coisas como "não sou capaz de fazer isso", ou se, pelo contrário, mantêm-se firmes e não fogem a um desafio.
"Se for do tipo que diz não comes mais chocolate, mas depois de uma birra lá troca o não pelo sim é dos que desiste", assegura Carolina Vale Quaresma que lembra que o filhos estão atentos. Percebem e assimilam. "A grande questão aqui, é que quando somos do tipo de pais que desistem, ensinamos esse modelo aos nossos filhos."
De forma consciente, acredita a especialista, os pais não vão querer educar filhos desistentes e, por isso mesmo, convida-os a refletirem sobre as atitudes que têm enquanto progenitores, garantindo que vale a pena persistirem.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias