TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Sono? Fome? Ou serão cólicas? Por que chora o bebé?

Nem sempre é fácil identificar, mas quando se trata de cólicas há sinais a ter em atenção e pequenos gestos que podem aliviar.

Não é fácil decifrar o motivo que leva os bebés a chorarem durante muito tempo.

Helena Canário, nutricionista, refere quem na gíria médica utiliza-se a regra dos três para decifrar quando é que o choro do bebé está associado a cólicas: "Quando os bebés choram mais de três horas por dia, mais de três dias por semana e mais de três semanas por mês e esse choro acentua-se à tarde e à noite".

Não se sabe ao certo o que provoca as cólicas, mas pode estar relacionado com a imaturidade do sistema digestivo e do intestino que leva a uma acumulação de gases e fezes e que, por sua vez, provoca desconforto ao bebé.

No entanto, há quem considere que é um período de adaptação. "Os bebés choram por muitas razões: por estarem com fome, cansados ou irritabilidade. Afinal, o choro é uma forma de comunicação do mundo".

Helena Canário reconhece que as cólicas deixam os pais à beira de um ataque de nervos por sentirem que não são capazes de resolver o problema.

"Mas há dicas, claro. Pegue no bebé ao colo, encoste-o ao seu peito, coloque-o de bruços no seu braço e faça pequenas massagens na barriguinha do seu bebé e, se ainda assim, [o choro] não passar aconselhe-se com o seu médico", aconselha a nutricionista Helena Canário.

Ouça aqui este "TSF Pais e Filhos", um programa de Rita Costa, com sonorização de Miguel Silva

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de