Especialistas pedem lei mais eficiente e coerente para Gestão da Vegetação

A propósito da nova legislação que se adivinha, a Conferência sobre Gestão da Vegetação anteviu o futuro e potenciais soluções para as florestas portuguesas.

A EDP Distribuição impulsionou o que diz ser "uma discussão para encontrar a solução mais eficaz na forma de gerir e de preservar a floresta", ao promover no passado dia 4 de junho a 2ª Conferência sobre Gestão da Vegetação realizada, este ano, em modo virtual. O evento ganha especial relevância numa altura em que se prepara o novo Decreto-Lei sobre o Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Com cerca de 630 pessoas ligadas à academia, gabinetes florestais, empresas e organismos públicos a assistir foram debatidas medidas concretas que possam garantir a segurança das redes elétricas, das populações e dos espaços florestais.

Tratou-se de um contributo do operador da rede elétrica com especialistas que acreditam num novo Decreto-Lei "que venha trazer mais rigor e eficiência, contrariando algumas confusões e incoerências que reinam no setor".

Pelo púlpito digital passaram, entre outros, João Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território e Francisco Castro Rego, Presidente do Observatório Técnico Independente.

No âmbito do atual Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a EDP Distribuição tem o dever de constituir faixas de gestão de combustível junto às linhas elétricas de alta e média

Investigar para Conhecer

A "relação entre estruturas lineares na paisagem e áreas ardidas" e a "utilização de modelos de produtividade e crescimento para otimizar a periodicidade das inspeções da dimensão das árvores sob as redes de distribuição" foram dois dos temas apresentados e debatidos ao longo da conferência por investigadores, especialistas e representantes de entidades e instituições ligadas ao setor como o Observatório Técnico Independente, Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de