Falcon Heavy deixa carro da Tesla no Espaço

O Tesla vermelho de Elon Musk foi deixado no espaço e vai demorar meses a entrar na órbita de Marte.

O Falcon Heavy da Space X, um conjunto de três foguetões Falcon 9, fez esta tarde a sua primeira viagem de teste.

O objetivo era lançar um carro, o Tesla Roadster, numa trajetória que o mantivesse em órbita em redor de Marte. O carro elétrico da Tesla, um desportivo vermelho, já está no Espaço, mas não vai cumpririr a rota programada. Dirige-se em vez disso ao cinto de asteroides entre Marte e Júpiter.

Esta é a primeira vez que a Space X tenta recuperar três foguetões em simultâneo. Duas aeronaves regressaram à Terra, cerca de dois minutos e meio depois de terem partido, mas a terceira, que deixou o carro no espaço e deveria ter aterrado no navio drone, falhou o alvo.

Com com 70 metros de altura e capaz de transportar mais de 66 toneladas, o Falcon Heavy tem capacidade para transportar cerca de 54 toneladas e desloca-se a 11 quilómetros por segundo.

É um segundo foguetão mais potente de sempre lançado até hoje (só ultrapassado pelo Saturno V da NASA). Elon Musk espera que no futuro o Falcon Heavy consiga transportar satélites mais pesados e eventualmente seres humanos.

Este é um dos lançamentos mais esperados desde as missões Apollo (1961-1972) que levaram o homem para a lua. Milhares de pessoas assistiram ao lançamento a partir de Cabo Canaveral, na Florida.

[Notícia atualizada dia 7 de fevereiro às 12h]

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de